Encceja 2019: simulado online está disponível para candidatos que vão fazer a prova

Publiciado em 21/06/2019 as 10:51

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) disponibilizou, a partir desta sexta-feira (21), o Simulado Online para candidatos inscritos ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional 2019). A iniciativa é coordenada pelo Departamento de Educação (DED), por meio do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja). O candidato terá até o dia 25 de agosto para realizar a prova simulada.

Toda sexta-feira de cada semana, as 60 questões, divididas por modalidade de ensino e área de conhecimento, serão lançadas no endereço eletrônico disponibilizado pela Seduc. No período em que o sistema estiver aberto, o candidato poderá acessar quantas vezes quiser. Além disso, ele poderá solicitar o resultado por e-mail para identificar suas maiores dificuldades sobre os assuntos.

De acordo com o coordenador do Seja, professor Vlademir Silva dos Santos, a pretensão “é fazer com que o simulado seja mais um recurso de preparação para os jovens que desejam concluir o ensino fundamental e o médio e que essa ação esteja inserida dentro de uma rotina própria de estudos desses candidatos”, enfatiza o gestor, informando que nesse primeiro momento estarão disponíveis no sistema as questões de Ciências Naturais (ensino fundamental) e Ciências da Natureza ne suas Tecnologias (ensino médio).

Encceja

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na de redação.

A redação deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política. Para conseguir o certificado, o candidato tem de alcançar uma pontuação mínima de 100 pontos em cada prova. Já a redação tem a pontuação de 0 a 10, e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 pontos.

Para o Ensino Fundamental, as disciplinas abordadas são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Arte, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.

Já para o Ensino Médio, são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Em Sergipe, as provas acontecerão em Aracaju e nas sedes dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Simão Dias.

Simulados

Ensino fundamental: https://bit.ly/2KxThgu

Ensino médio: https://bit.ly/2Y5bwwO

 

Da ASN