Protestos contra cortes na educação acontecem pelo país

47% do orçamento da UFS está contingenciado

Publiciado em 15/05/2019 as 12:54
Foto: F5 News

Em diversas cidades brasileiras, estudantes, trabalhadores da educação e sindicalistas se mobilizam hoje (15) para protestar contra o bloqueio de verbas das universidades públicas e de institutos federais. Convocados por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os atos também criticam a possibilidade de extinção da vinculação constitucional que assegura recursos para o setor e a proposta de reforma da Previdência. Segundo a CNTE, há atos previstos nas 27 capitais brasileiras e em várias outras cidades do país.

Na região metropolitana de Aracaju, a comunidade acadêmica está concentrada na frente do campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também no Instituto Federal de Sergipe (IFS), na zona oeste da capital sergipana

No período da tarde, a partir das 14h na Praça General Valadão, os trabalhadores técnicos em educação se juntarão aos docentes da UFS, trabalhadores do IFS, estudantes, professores da rede pública estadual e municipais em umato público, juntamente com centrais sindicais e movimentos populares.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado pelo plenário da Câmara e deve ir ao Congresso nesta quarta (15) para dar explicações sobre os cortes nos orçamentos das universidades públicas e de instituições federais.