Ministro da Casa Civil usa dados falsos sobre a UFS

Fato aconteceu durante entrevista a Globo News

Publiciado em 02/05/2019 as 17:13
Evaristo Sá/AFP

Durante entrevista concedida ao programa "Central News" da Globo News na noite desta quarta-feira (1), o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, divulgou dados falsos referente as produções acadêmicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Em resposta relacionada aos cortes nas verbas para educação, o ministro respondeu dando como exemplo que em comparação a Universidade Tiradentes (Unit), a UFS não possui nenhum curso de mestrado e doutorado de nível 5.

No entanto, dados disponibilizados pela Capes - UFS mostram que a Universidade Federal de Sergipe possui 17 cursos de doutorado, sendo 15 com nota 4 e 2 com nota 5; 47 Cursos de Mestrado, sendo 27 com nota 3, 17 com nota 4 e 2 com nota 5; além de 4 cursos de Mestrado profissional.

Os dados dos curso de pós-graduação da Universidade Tiradentes divulgados pela Capes - Unit mostram que na universidade há 4 Cursos de Doutorado, todos com nota 5; e 5 Cursos de Mestrado, 4 com nota 5 e 1 com nota 4.

O ministro fez uso dos dados falsos para justificar o corte realizado pelo governo no orçamento da pasta do Ministério da Educação, quando um dos jornalistas da Globo News havia questionado se as universidades iriam "perder verba por baderna ou por discordar do governo".

Em nota, a Universidade Federal de Sergipe informou que aproximadamente 90% dos alunos de mestrado e doutorado de Sergipe são da UFS e que em 11 anos a universidade teve um aumento de 440% no número de programas de pós-graduação. 

Por Talisson Souza