Escolas municipais passam por reformas e adequações

Publiciado em 30/08/2018 as 18:15

Das 74 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju, 33 passarão por reformas imediatas, sendo que, quatro destas já estão em plenos reparos. O serviço de manutenção das instituições de ensino esteve paralisado durante a gestão passada e, com o processo de licitação recém iniciado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), os serviços poderão ser realizados para garantir o conforto, a comodidade e, sobretudo, a segurança de alunos e profissionais dessas escolas.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, assim que assumiu a gestão da pasta foi realizada uma vistoria em todas as escolas municipais para verificar, entre outros detalhes, como estava a situação estrutural dos locais. “Verificamos que todas as 74 escolas da rede, sem exceção, necessitavam de intervenção. Encontramos a rede sem contrato de manutenção. Nos quatro anos anteriores à atual gestão, nenhuma escola passou por manutenção. Fomos buscar o contrato que foi licitado em 2014 e a ordem de serviço não havia sido dada. Como ainda estava válido, demos a ordem de serviço para início imediato das obras. Em maio, começamos o processo de manutenção nas escolas, fizemos isso durante o ano de 2017. No segundo semestre de 2017, a empresa que estava com a ordem de serviço declinou porque os preços já estavam defasados. A segunda também não aceitou e fizemos um contrato emergencial que foi o que a gente terminou o ano e começou o de 2018. O contrato emergencial acabou, fizemos o contrato de manutenção definitivo para mais três anos, no valor de R$ 8 milhões”, explicou a secretária.

O montante direcionado às reformas das instituições será investido durante os três anos de vigência do contrato de licitação. De início, após a avaliação da Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied) da Semed, 33 escolas foram listadas como prioritárias, entre elas a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita Rocha, no bairro José Conrado de Araújo. Primeiramente, serão feitos serviços nas instalações elétricas, hidráulicas e na acessibilidade dos espaços. O trabalho já foi iniciado também em outras quatro unidades. São elas: a Emei Benjamim Alves de Carvalho, no bairro Atalaia; a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio; a Emef Olga Benário, no Santos Dumont; e a Emef Deputado Jaime Araújo, no bairro Soledade.

Conforme ressaltou a coordenadora do Coied, a arquiteta Rafaela Azevedo, as escolas prioritárias deverão ter os reparos concluídos antes do período eleitoral. “Essas instituições são as que farão parte dos locais de votação das eleições deste ano, por isso, além do fato de já termos verificado a urgência em seus reparos, tivemos mais esse detalhe para ajustar os serviços e agilizar os serviços nas unidades. No entanto, todas as escolas de Aracaju terão feitos os serviços de manutenção que, na verdade, nunca deveriam ter parado. O que estamos dando andamento é de algo de extrema importância e que não nos furtamos, tanto que, a própria secretária Maria Cecília, ao ver a situação quando assumiu, pediu empenho na resolutividade dessas questões”, destacou a arquiteta.