SENAI Sergipe conquista melhor nota em Sistema de Avaliação Nacional

Publiciado em 04/05/2018 as 20:37

Ter mão de obra qualificada é vital para a indústria, comércio ou qualquer segmento no mercado de trabalho. Muitos setores sentem a escassez de profissionais capacitados a assumirem funções pelo País a fora. Neste sentido, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial tem buscado formar nova mão de obra especializada para o mercado de trabalho, formando o cidadão de modo que atinja seu nível máximo de competência e habilidades profissionais.


Para garantir e verificar a qualidade no ensino e desempenho de seus estudantes, o SENAI criou em 2009 o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), com o objetivo de analisar desde a concepção e implementação de cursos até o desempenho dos alunos na escola e dos egressos do SENAI nas empresas.


O SAEP é aplicado em âmbito nacional e avalia o nível de desempenho e absorção de conhecimento dos alunos, o nível dos instrutores, qualidade das instalações físicas (laboratórios e salas de aula), além das tecnologias aplicadas, gerando um diagnóstico do desenvolvimento das capacidades básicas, técnicas e de gestão conforme a metodologia SENAI de educação profissional. Em todo o Brasil foram avaliados 43 cursos e 20 mil alunos.


O SENAI Sergipe ficou em primeiro lugar geral na avaliação SAEP 2017, com média geral de 95,8%, com 331 alunos participantes, sendo 295 alunos da Educação Básica Articulada com Educação Profissional (EBEP). Para o diretor regional do SENAI, Paulo Sergio Bergamini, um reconhecimento pelo trabalho realizado por toda equipe. “Realmente uma conquista ímpar para o SENAI em Sergipe, o que mostra que estamos no caminho certo, formando verdadeiros profissionais para o mercado de trabalho através de uma educação pensada no futuro e ensino de qualidade”.


SAEP 2014 e 2015



Em 2014, o SENAI Sergipe também ficou em primeiro lugar na avaliação nacional com média geral de 90,0% de desempenho de seus alunos. No ano de 2015, repetiu o primeiro lugar geral com média de 82,7%. “Comparando com estes resultados, mostra exatamente nossa evolução e de que estamos sempre em busca pela melhoria de toda a didática, estrutura, ferramentas tecnológicas oferecidas pelo SENAI Sergipe, dando ao aluno subsídios para que alcancem o melhor de si”, ressalta Paulo Bergamini.