Educação a Distância cresce no Brasil e em Sergipe

Publiciado em 26/01/2018 as 06:03

É notório o crescimento da oferta de cursos e estudos por meio da modalidade de Educação a Distância, o chamado EAD, no Brasil. Segundo dados do Censo EAD.BR 2016 divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), no ano, foram contabilizados 561.667 mil alunos matriculados em cursos regulares a distância, 217.175 mil alunos em cursos semipresenciais e 1.675.131 milhões de alunos matriculados em cursos livres não corporativos e 1.280.914 milhões de matrículas em cursos livres corporativos. Os cursos técnicos profissionalizantes somaram 55.860 mil matrículas do montante de cursos regulares a distância.

Em Sergipe, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), contabilizou 1.939 alunos matriculados em cursos de iniciação profissional e em cursos da área técnica. Entre os cursos mais procurados de iniciação profissional destacam-se os curso em Segurança do Trabalho (305 matrículas), Empreendedorismo (225 matrículas) e Finanças pessoais (190 matrículas).

Na modalidade habilitação técnica, os cursos mais procurados foram automação industrial (140 matrículas) e logística (108 matrículas). “No que se refere à área de Competências Transversais, percebemos uma grande adesão aos cursos de Empreendedorismo e o de Finanças Pessoais. O Empreendedorismo foca no estudo das habilidades de um empreendedor como organização, trabalho em equipe, proatividade e liderança. Através da linguagem dialogada, de fácil entendimento, o aluno realiza o curso com mais facilidade e compreensão dos conceitos. Nesse mesmo caminho, com certa ligação ao tema do empreendedorismo, existe também o curso de Finanças Pessoais, que obteve uma alta adesão dos alunos, onde mostra as boas práticas para controles financeiros domésticos, levando o estudante a refletir seus impactos e vantagens de um bom planejamento financeiro”, explica o interlocutor de ensino EAD do SENAI Sergipe, Marco Antonio Pacheco.



Ainda de acordo com Pacheco, Sergipe registrou um índice de apenas 18,6% de evasão em 2017 nos cursos Técnico de Nível Médio - EAD, enquanto que em outros Estados os índices giram em torno de 45%/média. Em relação ao número de matrículas realizadas em 2016, houve um aumento de 200%. “2017 foi um ano onde as tecnologias empregadas na EAD foram mais utilizadas, a exemplo da realidade aumentada, ambientes virtuais de aprendizagem, aplicativos para celular e tablets, smart board (quadro inteligente), vídeoaula e simuladores. Outra grande novidade foi o lançamento da estante virtual de livros didáticos, uma plataforma online que permite ao aluno ter acesso a livros exclusivos e elaborados totalmente por técnicos do SENAI”. Além disso, para auxiliar os alunos no aprendizado dos cursos, são disponibilizados mais de 20 aplicativos diferentes com metodologia interativa e eficaz.



O SENAI Sergipe oferece quatro tipos de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) – Iniciação Profissional, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional e o de Habilitação Técnica – que conta com cinco cursos: técnico em eletroeletrônica; técnico em automação industrial; técnico em segurança do trabalho; técnico em logística e técnico em edificações.