Inscrições do Sisu começam nesta terça-feira

Publiciado em 22/01/2018 as 22:51

As inscrições para o primeiro semestre de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas a partir desta terça-feira (23), no site, e vão até as 23h59 (horário de Brasília) no dia 26 de janeiro. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, e que tiveram a nota da redação diferente de zero, devem informar o número de inscrição do Exame e a senha cadastrada na Página do Participante. 

Em Pernambuco, as instituições que estão inscritas no sistema unificado são: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o total de 6.952 vagas; Universidade de Pernambuco (UPE), com 1.730 vagas; na Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), são 3.880 vagas; a Universidade do Vale São Francisco (Univasf) disponibilizou 1.530; o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) tem 384 vagas e o Instituto Federal Sertão Pernambucano está com 310 vagas. 

O prazo de inscrição do Sisu foi antecipado, conforme anúncio do Ministério da Educação, no último dia 18 de janeiro. A ansiedade que toma conta dos estudantes nesse período, que teriam que esperar até o dia 29 para abertura do processo unificado, foi o principal motivo para a mudança da data. "Achei que depois de ver minha nota no Enem ficaria menos nervoso, mas, pelo contrário, a ansiedade aumentou muito. Foi muito bom essa antecipação da inscrição do Sisu e o prazo maior para a matricula, porque diminui essa angústia", afirmou o estudante Antony Philipe Nunes da Silva, 17 anos. Ele, que cursou o Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (ETEPAM), obteve 960 na nota da redação e quer tentar uma vaga no curso de Direito da UFPE. "Me surpreendi com o tema (“Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil”), achei que seria algo sobre crise hídrica ou LGBTfobia, mas um mês antes da prova, eu tinha feito uma redação sobre deficientes em geral, então já tinha uma base", explicou Antony, que dividia a rotina de estudos entre a Escola de Tempo Integral e o cursinho a noite.

Concluinte da EREM Professor Cândido Duarte, Pedro Henrique Lopes, 17, tirou 940 na redação do Enem. Ele também ficou aliviado com a antecipação do Sisu. "Sou muito ansioso e não queria ter que esperar até o dia 29", disse. Com a nota geral do Exame Nacional ele tentará ingressar no curso de Odontologia na UFPE e UPE. "Sempre quis odontologia e a escola, por ser de tempo integral, me ajudou muito. Tínhamos que confiar totalmente no que os professores tinham para nos passar, pois sobrava pouco tempo fora do ambiente escolar", comentou. O resultado para a chamada regular será no dia 29 de janeiro e as matriculas poderão ser feitas de 30 de janeiro até 7 de fevereiro. 

PROUNI
A seleção das bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2018, será realizada do dia 6 até as 23h 59 do dia 9 de fevereiro. Os candidatos devem se inscrever por meio do site prouni.mer.gov.br. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de ensino superior (privado), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.