Ordem de serviço do Atheneu será assinada às 15h30

Publiciado em 17/10/2017 as 18:40

O governo de Sergipe inicia nesta quarta-feira, 18, as obras de reforma e modernização do mais tradicional colégio estadual de Sergipe: o Atheneu Sergipense. A assinatura de ordem de serviço será realizada pelo governador Jackson Barreto e pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, na sede do Atheneu Sergipense, às 15h30.

Orçada em R$ 6,5 milhões, as obras e os serviços de melhorias levam em conta reivindicações, não apenas da comunidade escolar, mas também da sociedade sergipana, por ser o Atheneu o mais tradicional colégio estadual de Sergipe e completar, no dia 24 de outubro, 147 anos de história na educação dos sergipanos.

A reforma e ampliação do Atheneu Sergipense possibilitará a recuperação de toda a estrutura metálica da quadra poliesportiva, do refeitório, da sala de dança e do grêmio, bem como do auditório. Toda a cobertura do colégio será revisada, assim como as esquadrias de madeira e os cobogós.

Com a conclusão da obra, o prédio passará a atender as normas técnicas de acessibilidade e contará com elevador, novas rampas de acesso, além de mapa, pisos táteis e banheiros adaptados. O colégio receberá uma nova pavimentação interna em piso de alta resistência. Todas as salas de aula serão climatizadas e os quadros verdes serão substituídos por quadros de fórmica branca.

Processo licitatório

O governo de Sergipe iniciou o processo licitatório para reforma do Colégio Estadual Atheneu Sergipense no dia 17 de maio e concluiu em 15 de agosto, obedecendo ao cronograma estabelecido pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), órgão responsável pela licitação. Todo o processo atendeu às exigências da Lei 8.666/93.

Para que o governo estadual possa executar as obras de modernização do Colégio Estadual Atheneu Sergipense se fez necessário transferir os estudantes da escola para outras duas unidades de ensino da rede, localizadas na capital, sem nenhum prejuízo ao aprendizado: o Instituto de Educação Ruy Barbosa e o Centro de Educação Profissionalizante José Figueiredo Barreto, prédios esses que foram adaptados e interligam-se para acomodar os alunos do Atheneu.

Essa mudança temporária não acarretou prejuízos ao desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico do Atheneu, que funciona em regime de tempo integral, haja vista que a unidade de ensino aprovou, no ensino superior, 100% dos alunos que concluíram o ensino médio em 2016.

História

O Colégio Estadual Atheneu Sergipense foi fundado em 24 de outubro de 1870, no governo de Francisco Cardoso Júnior, então presidente da Província de Sergipe, quando da regulamentação do ensino secundário, época em que o Brasil ainda era uma Monarquia.

A Instituição, inicialmente denominada de “Atheneu Sergipense”, foi o primeiro estabelecimento de Instrução Pública da Província de Sergipe. Seu primeiro diretor foi o Dr. Manoel Luiz Azevedo d’Araújo, que também era diretor da Instrução Pública da Província.

No dia 5 de novembro de 1870, foi organizada uma congregação a fim de tratar da confecção dos seus estatutos. Institui-se primeiramente que o Colégio seria composto de dois cursos diferentes - o de Humanidades e o de Escola Normal.

Hoje situado na Praça Graccho Cardoso, em Aracaju, no bairro de São José, o Atheneu conta com 1.015 alunos pertencentes aos mais variados bairros de Aracaju e tem como diretor Daniel Lemos