Eduardo Amorim solicita novos cursos para o IFS Campus Estância

Publiciado em 29/08/2017 as 12:14

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) pleiteou na última segunda-feira, (28) junto a secretária de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Eline Braga, a abertura de três novos cursos - Ciência da Computação, Mecânica e licenciatura em Biologia - para o Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Estância. O parlamentar esteve acompanhado na audiência pelo reitor Ailton Ribeiro, a diretora do Campus Estância, Sônia Albuquerque e o secretário de Cultura de Estância, Carlos Menezes Junior.

Durante audiência na SETEC foi apresentado um estudo apontando déficit no índice de educação no município de Estância, que se encontra abaixo da média nacional. Segundo a análise, 60% da população de Estância não possui nenhuma instrução ou curso fundamental incompleto. “Como o índice de tecnologia é baixo, é necessário importar mão de obra de outros lugares”, disse o reitor Ailton Ribeiro que completou “tal fato ressalva ainda mais a importância do IFS nesta região”.

O senador Eduardo defendeu que Estância está localizada na 3ª maior região dentre os oito territórios sergipanos aproximadamente 261.887 pessoas, o que corresponde a um percentual significativo de 11,8% da população do estado. “O IFS Campus Estância tem um papel estratégico, por sua localização e nosso intuito é ampliar a oferta de vagas com a implantação dos novos cursos”, disse o senador.

Na audiência, o senador afirmou que destinará no Orçamento Geral da União (OGU) 2018 uma emenda para a aquisição de equipamentos e viabilização do custeio do IFS Campus Estância. “Nosso mandato tem um compromisso com a educação dos sergipanos, e Estância tem esse crédito por não perceber a participação da Universidade Federal de Sergipe em seu território”, explicou o senador.

A projeção de oferta dos cursos de nível superior – Ciência da Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas – tem previsão para 2018 e 2019 e o técnico – Mecânica – tem previsão para iniciar em 2020. Todos têm a pretensão de disponibilizar 40 vagas cada um.

Atualmente o IFS Campus Estância está localizado no Bairro Cidade Nova, onde já desempenha um papel de transformador social por meio da educação profissional. São 41 servidores administrativos, 37 docentes, 3 blocos administrativos, 1 biblioteca, 12 salas de aula, 13 laboratórios e 750 alunos matriculados entre os cursos de Eletrotécnica, Edificações, Aquicultura, Edificações, Recursos Pesqueiros, Engenharia Civil, Guia de Turismo, Técnico em Administração e Técnico em Reabilitação em Dependentes Químicos.

Para a diretora do Campus Estância, Sônia Albuquerque, a descentralização orçamentária tem relação direta com o número de alunos matriculados e considerando-se ainda que grande parte dos cursos ofertados são praticamente os mesmos desde a sua inauguração. “Entendemos que a oferta de novos cursos poderá contribuir eficazmente para ampliar o número de estudantes, possibilitando a oferta de mão de obra qualificada”, disse Albuquerque.