Segundo dia de prova da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática é neste sábado, 19

Publiciado em 19/08/2017 as 06:22

É neste sábado, 19, em todo o país, o segundo dia de prova da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que tem como propósito despertar nos jovens o interesse pela Computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. Em Sergipe, as provas acontecem na Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus São Cristóvão e no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Lagarto. Tanto na UFS, como no IFS, os testes, que serão práticos (com o uso de computador), irão acontecer em horários diferenciados para cada modalidade: Programação Nível Júnior será das 08h às 11h; Programação Nível 1, das 08h às 12h; e Programação Nível 2 e Universitária, das 13h às 18h.

“No estado, ao todo, este ano, foram contabilizados 5065 competidores em todas as modalidades, sendo 4936 na Iniciação e 102 na Programação e Universitária. Destes, foram classificados para a etapa Nacional 532 na modalidade Iniciação, e 7 na Programação e Universitária. Vale ressaltar que esses números aplicam-se, especificamente, à fase Nacional da OBI. Quanto ao número total de competidores no Brasil é maior, mas ainda não temos acesso a ele”, destalha Beatriz Trinchão, uma das coordenadoras da Comissão da OBI Sergipe e professora do Departamento de Computação (DComp), da UFS.

Ainda segundo a professora Beatriz, a realização da OBI em Sergipe é uma grande conquista para todos nós que estamos envolvidos neste projeto. “Delegados, escolas, organizadores, instituições promotoras e voluntários. Esperamos que os alunos que fizeram as provas reconheçam a lógica como um potencial a ser identificado e desenvolvido. Aos que gostaram da experiência, nossa expectativa é de que ela os estimule a seguir carreiras que são baseadas neste tipo de raciocínio, como a Computação”, reforça.

Provas - Em todo o país, as provas eestão sendo aplicadas em dois dias, 12 e 19 de agosto. De acordo com a comissão organizadora da OBI, em cada estado, os locais de realização dos testes foram escolhidos pela organização nacional do evento. Em Sergipe, no primeiro dia (12), a UFS recebeu 465 alunos da modalidade Iniciação, e o IFS, 67.

Realização - Em âmbito estadual, a OBI é realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - desenvolvido pelo Departamento de Computação (DCOMP) da UFS, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFS (projeto PIBIX) -, com o apoio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), da Associação de Gestores de TI do Estado de Sergipe (CIO-SE), do Instituto Federal de Sergipe (IFS), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológico do Estado de Sergipe (Fapitec) e das escolas participantes. Já nacionalmente, a OBI é promovida pela Sociedade Brasileira de Informática (SBC) e dividida em três etapas (regional, nacional e internacional).