O papel da juventude na construção da escola democrática

Publiciado em 07/08/2017 as 20:39

No próximo dia 10 de agosto, às 14h:30, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, coordenada pela deputada Ana Lúcia, realizará mais uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. Na pauta, o papel da juventude e suas organizações na construção da escola democrática.

Para debater, foram convidadas como palestrantes a professora Ana Lídia, da rede paulista, que acompanhou, no estado de São Paulo, o processo de ocupações das escolas públicas realizadas em 2016 e a estudante-símbolo dessas jornadas de luta em que mais de mil escolas foram ocupadas por todo o território nacional. A jovem estudante paranaense da rede pública, que ficou conhecida nacionalmente pela sua coragem ao enfrentar poderosos políticos em audiências públicas pelo país: Ana Júlia.

Para a deputada Ana Lúcia será uma grande oportunidade para estudantes e jovens se fazerem ouvir pelo poder público sobre um assunto que lhe diz respeito diretamente. "Durante o processo de ocupação das escolas públicas que ocorreu pelo Brasil no ano passado, os estudantes secundaristas mostraram que não se conformam com os rumos que a Educação vem tomando no país, denunciando inclusive a PEC 241, que congela o investimento em áreas sociais como a Educação e Saúde, e o Movimento Escola Sem Partido, que visa censurar professores e aumentar a repressão no ambiente escolar. Portanto trazendo essas importantes figuras para debater na Assembleia, a Frente em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes dá a oportunidade de que o estado de Sergipe tenha um bom debate e que os gestores públicos escutem dos próprios estudantes as suas reivindicações", destacou a deputada.