Calouros são recepcionados com trotes solidários na UNIT.

Publiciado em 03/08/2017 as 14:02

O lema é pôr criatividade, senso crítico e solidariedade onde antes havia violência gratuita e brincadeira de mau gosto. Os veteranos que já deixaram de lado a tradição de constranger e embaraçar os calouros estão descobrindo o prazer de abraçar uma causa social.

Espécie de “ritual” de passagem para o nível superior de ensino, que inclui a integração entre calouros e veteranos, mas é principalmente caracterizado pela cooperação junto a alguma causa social. No trote solidário organiza-se, por exemplo, doação de sangue e doação de alimentos.

O projeto objetiva também um debate sobre a postura dos alunos na Universidade com a participação na dinâmica de integração e comunicação, uma confraternização entre os alunos e a arrecadação de alimentos não perecíveis.

O termo “trote solidário” ganhou força a partir dos anos 90 quando setores da sociedade passaram a estimular a ação social nas faculdades desde o primeiro dia de aula em oposição ao constrangimento e à violência que caracterizam a organização do “trote”.

O evento é realizado entre o dia 01 a 09 de agosto, pelo DCE da UNIT – Gestão Avante, com o apoio da UNIT e Galera Sangue Bom.