Senar/SE impulsiona o agronegócio com a oferta de mão de obra qualificada

Publiciado em 02/07/2017 as 19:46

Permitir que mais jovens possam ter acesso à profissionalização em diversos campos do Agronegócio. Com este objetivo, o Senar/SE aderiu à Rede e-TEC, do Ministério da Educação, e forma, em julho, mais uma turma. O curso oferecido tem dois anos de duração, com modalidade à distância, com 20% da carga horária disposta entre aulas presenciais.
Lançado em 2007 pelo Ministério da Educação, a Rede e-TEC tem no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, um grande parceiro para a execução do Curso Técnico em Agronegócio. Este curso tem duração de dois anos, durante os quais o aluno tem acesso a uma ementa voltada para a gestão de empreendimentos agropecuários, composta por 25 disciplinas. O formato adotado pelo e-TEC permite que o seu aluno possa atuar não apenas em processos internos de uma fazenda, mas em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, revendas, consultorias e em empresas de fomento. “Esta é uma formação profissional ímpar e de extrema importância para a conjuntura atual. A didática do e-TEC é mercadológica e permite que os seus alunos egressos possam voltar para o campo com uma visão diferente do agronegócio e possibilidades reais de gerenciamento das suas propriedades e com condições diferenciadas de competitividade no mercado de trabalho.”, detalha o Presidente do Sistema Faese/Senar SE, Ivan Sobral.
Em recente atividade prática, a turma em fase de conclusão de curso visitou uma fazenda assistida gratuitamente pelo Senar/SE. A propriedade, localizada no município de Tobias Barreto, atualmente assistida gratuitamente pelo Senar/SE no Programa de Assistência Técnica e Gerencial recebeu uma aula do Disciplina Assistência Técnica e Extensão Rural, ministrado pela tutora Annelise Aragão Correa. “As atividades práticas são fundamentais para solidificação dos conceitos trabalhados e a real acepção das técnicas profissionais trabalhadas no curso. Os objetivos do Senar/SE passam pela capacitação da mão de obra existente no interior do estado, com foco no desenvolvimento do agronegócio”, explica a Coordenadora Regional do e-TEC, Taynã Matos.

No próximo dia 01 de julho, serão apresentados os Trabalhos de Conclusão de Curso desta turma, cuja colação de grau deverá ser realizada dia 26 de agosto, em Aracaju. Na ocasião, os novos profissionais terão um incentivo ainda maior para o ingresso com louvores no mercado de trabalho ao presenciarem a palestra com temática voltada para o Agronegócio, proferida pelo Ex Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.
Novas turmas para o curso terão início em breve. O edital já está disponível em http://etec.senar.org.br/ e as inscrições podem ser realizadas no período entre 3 e 20 de julho. As provas acontecem do dia 5 ao dia 21 de julho.