Fórum do Conhecimento reúne grandes nomes da educação brasileira

Publiciado em 14/06/2017 as 17:23

A Universidade Tiradentes – Unit – promove entre os meses de julho e novembro o Fórum do Conhecimento. O evento reunirá grandes nomes da educação brasileira e tem como objetivo promover um espaço de discussões e reflexões sobre os desafios impostos à educação no mundo contemporâneo. O Fórum acontecerá em Aracaju e outros sete municípios do Nordeste. A programação completa está disponível no site portal.unit.br/forumdoconhecimento.
Temas como a educação para o século XXI, desafios da reforma para o ensino médio, motivação docente e desafios da contemporaneidade, novos paradigmas da educação superior, novas tecnologias na educação, história da educação no Brasil e a relação entre educação e direitos humanos farão parte da programação do evento.
“Estamos trazendo estes debates para o âmbito da universidade com o intuito de construir novos espaços de conscientização para a população de forma geral. Pela responsabilidade social e com foco no olhar para o processo educacional, a Unit se preocupa em abordar temas que possam ampliar a visão de mundo e contribuir com a formação da sociedade”, declara a coordenadora do evento, professora Cristiane Santana.
O Fórum traz profissionais como o educador Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Conselho Nacional de Educação. Autor dos livros “Educação brasileira: uma agenda inadiável” e “Educação sustentável”, e coautor de “A urgência da educação”, Mozart foi eleito pela Revista Época, em 2008, uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Também foi homenageado fora do País, como Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França, Educador Internacional do Ano (IBC Cambridge) e Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana.
Além de Aracaju, as conferências acontecerão nos polos de educação a distância da Unit nos municípios de Maceió (AL), Arapiraca (AL), Paulo Afonso (BA), Feira de Santana (BA), Garanhuns (PE), Vitória da Conquista (BA) e Mossoró (RN).
O evento conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna, que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. A organização sem fins lucrativos atua juntamente com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências.