ProUni: Unit oferta mais de 400 vagas

Publiciado em 05/06/2017 as 14:59

Os estudantes interessados nas bolsas oferecidas para o segundo semestre de 2017 pelo Programa Universidade para Todos – ProUni –, do Governo Federal, devem ficar atentos ao prazo de inscrições com o início nesta terça-feira, dia 6. O processo seletivo será efetuado em uma única etapa, exclusivamente pela internet, no site http://siteprouni.mec.gov.br, até as 23h59 do dia 9 de junho, observado o horário oficial de Brasília.
A Universidade Tiradentes – Unit – oferta mais de 400 vagas para cursos de graduação presencial e na modalidade de educação a distância. Dentre 17 cursos presenciais, Medicina é o que tem o maior número de vagas disponíveis, 22. Outras opções são Direito, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia, Administração, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Design de Interiores, História, Matemática, Farmácia, Gastronomia e as Engenharias Ambiental, Elétrica e Mecatrônica.
Já na modalidade de educação a distância, o ProUni oferta 288 vagas na Unit, para cursos como Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Pedagogia, Segurança no Trabalho e Gestão de Recursos Humanos. As vagas estão distribuídas em 26 polos nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Os números desta nova edição ainda não estão consolidados, mas não deverão ficar distantes dos registrados no mesmo período em 2016, quando foram oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais, distribuídas em 22.967 cursos de 901 instituições privadas. Na Unit, todas as vagas são para bolsas integrais. O candidato pode pleitear uma bolsa integral se sua renda familiar bruta mensal per capita não exceder a 1,5 salário-mínimo.
Só poderá participar do processo seletivo o candidato brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – de 2016.
O ProUni é dirigido a alunos bolsistas integrais egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou da particular. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição.

Chamadas
O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos pré-selecionados estarão disponíveis na página do ProUni na internet. A primeira chamada será feita em 12 de junho e a segunda está prevista para o dia 26 do mesmo mês.
O candidato selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas e a eventual participação em processo seletivo próprio, quando for o caso, no período de 12 a 19 de junho, na primeira chamada; de 26 a 30 de junho, na segunda chamada.
Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no Sisprouni, para consulta pelas instituições de educação superior, em 13 de julho. O candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.