Projeto Cozinha Brasil será implantado nos equipamentos da Semasc

Publiciado em 22/05/2017 as 17:01

Para um desenvolvimento saudável, as crianças e os adolescentes precisam de uma alimentação rica em nutrientes e variada. Interessada em promover esse tipo de nutrição aos cidadãos aracajuanos, uma das primeiras ações da nova gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) foi a criação da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional. A manhã desta segunda, 22, foi reservada para uma reunião com a Confederação Nacional da Indústria (SESI) sobre o tema.

Várias ações na promoção da segurança alimentar e nutricional já ocorreram em Aracaju, desde o início do ano. O retorno das hortas aos equipamentos da Semasc, as rodas de conversa com a população, a articulação com catadores de recicláveis para utilização do espaço da Central de Reciclagem do bairro 17 de Março foram algumas delas.

A realidade nutricional dos abrigos assistidos pela Semasc foi amplamente modificada neste ano, explica a responsável pela Diretoria de Segurança Alimentar da Semasc, Rosane Cunha. “A primeira providência tomada foi modificar totalmente a alimentação fornecida nos abrigos, tanto de crianças como de idosos. Com a contratação da nutricionista, nós começamos a prescrever um cardápio apropriado para cada faixa etária. Antes, nos sete equipamentos de acolhimento, seis forneciam alimentação de quentinhas, tanto no café da manhã, quanto no almoço e no jantar. Já no final de fevereiro esses equipamentos já estavam recebendo alimentação preparada no próprio local, com todo o acompanhamento nutricional. Hoje todos recebem uma alimentação de qualidade, balanceada, inclusive com diferenciações de acordo com as peculiaridades de cada faixa etária e necessidades médicas”.

De acordo com o relatório global sobre insegurança alimentar da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil tem hoje 3,4 milhões de pessoas que não comem o suficiente diariamente. Outra questão preocupante é a qualidade desses alimentos, que muitas vezes são ultraprocessados e contém altos teores de sódio e açúcar. Nesse ínterim, surgiu o projeto Cozinha Brasil, que promove cursos sobre o preparo de alimentos saborosos e nutritivos com baixo custo, sem desperdícios, e respeitando as diferenças regionais e de estações.

Percebendo a possibilidade de uma melhoria nos serviços nutricionais já oferecidos, a vice-prefeita e secretária da Semasc, Eliane Aquino, convidou o superintendente regional do SESI, Acrísio Campos, para conhecer o trabalho da diretoria de segurança alimentar e firmar uma parceria para o desenvolvimento do projeto Cozinha Brasil dentro da prefeitura de Aracaju, incentivando, inclusive, o aumento da renda familiar. “O Cozinha Brasil vem exatamente para potencializar o trabalho que já estamos desenvolvendo nos nossos equipamentos e ele é muito importante não só para a regulação nutricional das famílias, mas também é uma oportunidade de melhoria de renda para a população, que pode utilizar os conhecimentos agregados no curso para praticar o empreendedorismo no comércio de alimentos”.

Acrísio Campos acredita que o Cozinha Brasil pode contribuir muito com a promoção nutricional nos equipamentos da Semasc. “O alimento em sua forma mais integral é infinitamente mais saudável. É uma continuidade da parceria do SESI com a prefeitura, que agora será direcionada em função das necessidades dos territórios do município”.