Presidente do FNDE apresenta projetos em II Encontro de Gestores

Publiciado em 08/05/2017 as 16:21

Nesta segunda-feira (08), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio de Souza Pinheiro, participou do II Encontro de Gestores Públicos de Sergipe deste ano. O evento, realizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) em parceria com o líder do Governo no Congresso Nacional, André Moura, aconteceu no Hotel Aquários, em Aracaju, e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação e suas equipes técnicas. Uma extensa programação tratou sobre convênios e liberação de verbas do FNDE através de palestras diversas: obras, plano de ações articuladas, prestação de contas, transporte escolar, entre outros.
A programação incluiu desde oficinas e palestras sobre os programas que o FNDE oferece até o atendimento individualizado por parte de empresas de consultoria que apoiaram o evento e dos técnicos do FNDE. O presidente da Fames, Marcos Barreto (Marcos da Acauã), avaliou como positivo o encontro. “Foi uma oportunidade maravilhosa que os prefeitos, secretários e suas equipes técnicas tiveram de ficar por dentro dos projetos voltados à área da Educação. Muitas dúvidas foram esclarecidas, o que nos deixa muito satisfeitos. Alguns municípios enfrentam pendências e bloqueio de repasses por conta da falta de prestação de contas de gestões anteriores. E os gestores aproveitaram o momento para esclarecerem dúvidas relativas tanto à prestação de contas quanto à implantação e operação de programas federais na área da Educação. Foi muito bom, e o trabalho continua. Esse estreitamento de laço com o FNDE foi só o começo”, ressaltou.
Silvio Pinheiro reforçou que a equipe do FNDE estava presente justamente para esclarecer dúvidas e resolver problemas nos cadastros. “Sabemos que há obras paralisadas, e é importante que os municípios identifiquem a razão dessas paralisações. É muito importante conversar com vocês, aprender um pouco mais. Os técnicos do FNDE, sempre que voltam de eventos como este, se capacitam ainda mais, enxergam o outro lado do balcão. Até porque nem todos os prefeitos têm acesso à Brasília e não adianta ir sozinho, sem uma equipe por trás. Contem com o nosso apoio, o FNDE está de portas abertas”, salientou o presidente da instituição.
O governador Jackson Barreto esteve no encontro e frisou a importância da Educação para toda a sociedade. “Estou governador até 2018, e quem me proporcionou a oportunidade de ser governador foi a Educação, esse processo que liberta, aumenta e traz mudanças profundas na vida de qualquer cidadão. Muito obrigado ao Dr Silvio e aos servidores do FNDE, que vieram colaborar com os prefeitos, fazendo esse intercâmbio fundamental e até diminuindo distâncias, trazendo conhecimentos. Agradeço também ao líder do Governo no Congresso Nacional, deputado André Moura, pela iniciativa deste evento, ao lado da bancada de Sergipe. Estamos extremamente felizes porque a presença do FNDE em nosso Estado significa encurtar distâncias”, pontuou o governador.
O FNDE ofereceu aos gestores sergipanos os mesmos serviços que são ofertados aos municípios em sua sede em Brasília. O advogado Jorge Teles, sócio da empresa Estratégia Consultoria, destacou que Silvio Pinheiro veio a Sergipe acompanhado de um representante de cada área técnica para solucionar as pendências existentes nos municípios. “O presidente do FNDE apresentou o Plano de Ações Articuladas (PAR), através do qual a entidade financia ações de melhoria da rede municipal de ensino, com a aquisição de ônibus escolares, carteiras escolares, equipamentos, construção de escolas, creches e quadras cobertas”, contou.
Em virtude de um chamado do presidente da República, Michel Temer, o deputado André Moura não pôde comparecer ao encontro, mas fez questão de transmitir sua mensagem aos presentes. “Como é do conhecimento de todos, tenho sido convocado a participar de reuniões nas quais discutimos questões de interesse do país e dos nossos municípios, em busca de fazer um Brasil melhor para todos. A partir deste encontro de gestores, vamos continuar nossa jornada para melhorar e qualificar a Educação em Sergipe, garantindo ao nosso povo as condições de concorrer ao mercado de trabalho. Outros eventos desse formato serão realizados ainda neste ano, com foco nos interesses de prefeitos, secretários e técnicos”, destacou o parlamentar, acrescentando que o gabinete em Brasília está à disposição para discutir as demandas dos municípios e, sempre que solicitado, acompanhar os gestores nas reuniões em Brasília.