Educação municipal vive nova realidade

Publiciado em 18/04/2017 as 04:53

Nesta segunda-feira, 14, a Secretaria de Educação de Aracaju (Semed) deu mais um passo importante para a reestruturação completa das escolas municipais. Ao todo, 14 diretores e coordenadores pedagógicos foram empossados para compor o quadro das unidades que estavam com vacância. Além disso, foi assinado o contrato de manutenção das escolas, que estava parado a cerca de dois anos e agora será retomado. Outros problemas enfrentados no início da gestão, como merenda escolar, transporte e serviço de limpeza, já foram resolvidos.

Para a secretária da pasta, Cecília Leite, as mudanças são fundamentais para que a educação possa melhorar e avançar este ano. “Com a recomposição do quadro de coordenadores da equipe diretiva e assinando o contrato de manutenção, a gente espera munir a escola de condições para voltar a funcionar adequadamente e com dignidade”, afirmou.

De acordo com a gestora, as dificuldades encontradas desde que assumiu a secretaria são muitas, inclusive com falta de mobiliário escolar e ausência de professores. “A gente está recebendo em torno de mil carteiras para suprir as escolas que estão faltando. Também estamos recompondo professores, equipe diretiva, mobiliário, para que assim, a gente possa avançar em 2017. A gente também já assinou o decreto do Programa de Repasse de Recursos Financeiros (Prefin), que repassa recurso direto para a escola para que ela possa se sustentar em algumas pequenas ações”, disse Cecília Leite.

Segundo a Cecília Leite, o problema da falta de merenda escolar está resolvido. “Nós encontramos 21 escolas paralisadas por falta de merenda escolar. O que era muito prejudicial para a comunidade escolar. Esse problema foi sanado pois fizemos a negociação da dívida com a empresa. De janeiro para cá, a gente vem pagando normalmente o ano de 2017, recompondo o passivo existente. Então, a merenda escolar já é um problema resolvido”, destacou.


Outro ponto negativo encontrado no início da gestão que também está sendo resolvido é o material escolar dos estudantes. “A gente fez a adesão ao Programa Nacional do Livro Didático e já estamos recompondo as escolas de material didático. A gente inclusive pediu ao MEC a reserva técnica que tem para ir suprindo a necessidade de livros”, pontuou Cecília Leite.

Para ela, a expectativa é colocar a escola para funcionar plenamente. “A gente esta recompondo a proposta curricular para o município de Aracaju, estamos dando suporte à escola, estrutural e financeiramente, recompondo as estruturas físicas, mobiliário, pessoal, mas a gente também esta avançando no sentido de qual a nossa proposta curricular e pedagógica para Aracaju”, finalizou.