Cidadania fiscal como foco de trabalho na Secretaria de Estado da Fazenda

Publiciado em 31/03/2017 as 16:36

Estimular a consciência crítica sobre a utilização dos recursos públicos e formar cidadãos capazes de contribuir com a disseminação da função socioeconômica dos tributos. Nos últimos cinco anos, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), formou mais de duas mil pessoas no Curso de Disseminadores em Educação Fiscal neste sentido e na próxima segunda-feira, dia 3, a equipe da Subgerência-Geral de Educação Fiscal da Sefaz inicia as aulas de mais um curso de formação de disseminadores, com o suporte da Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), do Ministério da Fazenda.

O curso faz parte de um programa nacional de difusão da cidadania que promove a inclusão da sociedade em aspectos tributários da administração pública. As aulas são constituídas em módulos virtuais através da Escola de Administração Fazendária, do Ministério da Fazenda, abordando dentro do conteúdo programático a Educação Fiscal no Contexto Social, a Relação Estado-Sociedade, Sistema Tributário Nacional e Gestão Democrática dos Recursos Públicos, conteúdo que será lecionado por meio de fóruns e chats na internet, complementados por material disponibilizado na biblioteca virtual da Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), do Ministério da Fazenda.

Foram inscritos para esta turma do primeiro semestre/2017 exatos 280 alunos, entre eles servidores e agentes públicos, professores, universitários e graduados, lideranças comunitárias e pessoas em geral. No último dia 30, aconteceu a aula inaugural, em que os participantes receberam as boas-vindas e conheceram o conteúdo didático a ser ministrado e a metodologia utilizada nos próximos dois meses de curso.

De acordo com as informações da gerente de Educação Fiscal da Sefaz, a auditora Sandra Alves, o trabalho é voltado para despertar na sociedade a consciência cidadã no âmbito dos tributos. “A proposta é difundir junto à população a importância da função socioeconômica dos tributos e principalmente incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. Entendemos ser um compromisso da gestão promover e institucionalizar a relação do cidadão com o Estado”, destacou a auditora Sandra Alves, que é também a coordenadora do curso.