Sistema de Ensino do Google acrescenta recursos ao método de ensino da Unit

Universidade é a primeira do nordeste a utilizar o Google Sala de Aula, com recursos Google ilimitados e sistema de gerenciamento de atividades, disponíveis para alunos e professores

Publiciado em 22/09/2016 as 16:54
Divulgação/Unit

Após parceria firmada com o Google em junho deste ano, a Universidade Tiradentes (UNIT) já utiliza o sistema “Google Sala de Aula” para auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem, além e adotar o uso de Chromebooks (notebooks ultrafinos com sistema Chrome OS) entre docentes e discentes em breve. O Google também não é o único parceiro da Unit, que também possui Microsoft, Cisco e HP.

A instituição é pioneira no Nordeste em adotar este novo método de gerenciamento de atividades, que permite o acesso de atividades, materiais didáticos e compromissos de qualquer smartphone, tablet ou computador, por meio de um sistema integrado entre Google Sala de Aula e Magister (sistema de gerenciamento de informações da faculdade). Entre os benefícios, os usuários do sistema possuem adquirem gratuitamente uma conta Google com armazenamento do Gmail e Google Drive ilimitados na nuvem.

Para suportar os serviços, a Unit investiu maciçamente em melhorias em seu sistema de conexão sem fio, por meio do programa Tiradentes Digital, que aprimorou o sistema de internet sem fio em toda a universidade.

Segundo o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, Domingos Sávio Alcântara Machado, a intenção é disponibilizar chromebooks na universidade, integrados aos nossos sistemas acadêmicos: o Magister, para cursos presenciais, e o AVA, para graduações a distância. Assim, a partir de qualquer chromebook, o aluno digitará sua senha acadêmica e acessará seus dados e arquivos.

Google Sala de Aula

O Google Sala de Aula é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Lançado em agosto de 2014, ele organiza os serviços do Google com foco em Educação.

Por meio do Google Sala de Aula, é possível criar e recolher atividades, com sincronização entre o Google Docs e Google Drive, estabelecendo um modelo de tarefas digitais e fornecendo, em tempo real, retornos para os alunos, individualmente. É possível também enviar informações, anúncios e compromissos, além de fazer perguntas e manter a comunicação entre aluno e professor fora da sala de aula, além de organizar automaticamente as pastas para cada tarefa de cada aluno.

O sistema já está disponível para alunos da instituição por meio do Magister.