Governo do Estado implanta sistema com GPS para gerir 720 veículos

Sistema objetiva promover mais segurança no transporte de estudantes e passageiros, garantir a economia de combustível e facilitar o controle de gestão

Publiciado em 25/07/2016 as 07:48
Arquivo /SES

O Governo do Estado implanta em todos os 720 veículos utilitários, leves e ônibus escolares da frota da Secretaria de Estado da Educação (Seed) o aparelho de GPS interligado ao Sistema de Gestão de Frota. Essa é a primeira vez no país que um ente estadual da esfera da educação irá implantar o sistema com o objetivo de promover mais segurança no transporte de estudantes e passageiros, garantir a economia de combustível e facilitar o controle de gestão.

“É a primeira vez que uma Secretaria de Estado da Educação irá utilizar o sistema, somente implantado em outras categorias. Cinco veículos já receberam os aparelhos de GPS e gradativamente toda a frota receberá também”, explicou o responsável pela empresa PV Inova/OI, Izaulino Júnior.

As primeiras configurações do sistema ocorreram em reunião no auditório da Seed nesta sexta-feira, 22, contando com a presença da diretora do Departamento de Transporte da Seed, Izabela Dantas; equipe de assessores e responsável pela empresa PV Inova/OI. O controle da frota é uma preocupação do secretário de Educação, Jorge Carvalho, que solicitou providências ao Ditran ao verificar que os veículos escolares transportam, além dos servidores da Seed, crianças pelas rodovias em todo o estado. 

“Com a nova ferramenta de gestão, iremos promover mais segurança, tanto para os motoristas, quanto para os estudantes, além de trazer mais economia de combustível e controle da frota”, ressaltou o secretário Jorge Carvalho.

Sistema interligado

A equipe conheceu o sistema de gestão, por meio do qual mostrará a placa do veículo cadastrado, o responsável, se o veículo estará em movimento ou desligado, a velocidade, odômetro, transmissão do horário e data, e se o GPS estará válido ou não. A nova ferramenta também será interligada ao Google Maps e o Google Street View, duas ferramentas que levam mais precisão ao sistema, promovendo mais segurança para a rede estadual de Educação.

Inovação no transporte público

Izaulino Júnior mostrou que a novidade trará links com possibilidade de saber por onde passou o veículo, as trajetórias inicial e final, a coordenada que identifica o local, o horário e a velocidade, além da quilometragem. Além de todas essas informações, também será permitido configurar os gastos com combustível, acelerações, frenagens bruscas e excesso de velocidade.

“Transportamos também estudantes com deficiência, e a questão da frenagem brusca é muito importante para identificarmos e motivarmos um transporte com mais segurança e qualidade”, destacou Izabela Dantas, diretora do Ditran.