Uso consciente de energia ajuda a reduzir o valor da fatura

Para orientar clientes, Energisa lista práticas racionais de consumo

Publiciado em 10/05/2022 as 13:01

Desligar o stand-by dos eletrodomésticos, reduzir o tempo de uso do chuveiro elétrico e utilizar lâmpadas de LED são práticas simples que podem gerar economia ao longo do mês. Por isso, a Energisa Sergipe orienta os consumidores a adotarem medidas de consumo consciente para reduzir custos financeiros e os impactos ambientais.
Os principais equipamentos que consomem mais energia elétrica são: geladeira, freezer, chuveiro elétrico, ar-condicionado, ferro de passar, máquina de lavar e ar-condicionado. O chuveiro elétrico, por exemplo, pode ser responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência.

“Alguns eletrônicos e eletrodomésticos representam boa parte do valor das faturas e devem ser utilizados de forma consciente. A mudança na rotina diária pode reduzir o consumo na residência e refletir de forma significativa o valor de sua conta. Ações como, por exemplo, agrupar o máximo de roupas possíveis para utilizar a máquina de lavar e o ferro de passar em uma única vez ajudam a reduzir custos”, explica o coordenador de Eficiência Energética, Pedro Lins.

Dicas de consumo consciente

A Energisa listou alguns equipamentos e práticas para o consumo consciente de energia elétrica:
Geladeira – certifique-se de que a vedação (borracha) está em perfeitas condições. Se não estiver funcionando bem, a geladeira pode ficar aberta, favorecendo a entrada de ar quente, o que exigirá maior gasto de energia para que o eletrodoméstico cumpra a função de refrigeração. Além disso, evite abrir a geladeira toda hora. Quanto mais tempo aberta, mais energia vai consumir. Não coloque alimentos quentes na geladeira, pois ela vai gastar mais energia para fazer com que o alimento quente chegue à temperatura dos demais.
Aparelhos em stand-by – televisão, videogame, micro-ondas, cafeteira elétrica e outros equipamentos na tomada consomem energia. Se possível, retire-os da tomada após o uso.
Chuveiro elétrico – responsável por até cerca de 25% do consumo de uma residência, o chuveiro elétrico também pode contribuir para que a sua conta de luz venha alta. Então, ao utilizar esse aparelho, verifique a opção em que ele se encontra.
Máquina e ferro de lavar – não fracione a lavagem de roupas. Se possível, acumule todas as peças e lave tudo de uma vez. Assim, a máquina funcionará com toda a sua capacidade em intervalos maiores, o que reduz o consumo de energia. O mesmo vale para o uso do ferro de passar roupas.

Luminárias – modernas e bonitas em qualquer ambiente, as luminárias podem consumir a mesma energia que algumas lâmpadas de teto. Evite deixá-las ligadas por muito tempo, assim como os abajures.

Equipamentos novos – ao comprar um equipamento novo e começar a utilizá-lo, tenha a ciência de que haverá aumento no consumo da energia de sua casa. Mas, para minimizar esse gasto, adquira produtos com o Selo Procel. A economia ao longo do tempo vale a pena. E lembre-se de avisar a Energisa e solicitar alteração de carga sempre que adquirir um novo equipamento de alto consumo, como ar-condicionado ou geladeira. Assim, a empresa analisará a necessidade do aumento de potência fornecida para a sua região.

Instalações internas – emendas em excesso ou instalações inadequadas podem gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo. Nesses casos, é importante que um eletricista faça a revisão das instalações internas. Evite, ainda, usar “benjamin”, ou T, para ligar vários aparelhos. Esses dispositivos podem gerar sobrecarga e provocar um curto-circuito e até incêndio.

Computador – Nos intervalos do trabalho, das aulas ou até da diversão on-line, desligue o monitor ou ative o “modo de espera” do computador ou notebook para poupar energia.