Grupo de trabalho alinha direcionamentos sobre Complexo Industrial Portuário

Publiciado em 08/02/2021 as 17:39

Dando continuidade às tratativas sobre novos projetos para o Complexo Industrial Portuário, o grupo de trabalho composto por representantes de diversas secretarias e órgãos do Governo de Sergipe reuniu-se nesta segunda-feira (08, para alinhar detalhes e traçar encaminhamentos. A convite do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, estiveram presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto; o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), Caetano Quaranta; o diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Gilvan Dias, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, José Matos Lima Filho, além de assessores técnicos dos órgãos.

Na oportunidade, o assessor técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Menezes, conduziu uma explanação sobre a disposição das áreas do Complexo e dos investimentos previstos para a região. O estudo de área e a realização de uma nova reunião focal com técnicos da Sedurbs foi um dos encaminhamentos do encontro. 

Para o secretário José Augusto Carvalho, a reunião do grupo de trabalho demonstra a preocupação do Governo com o engajamento de diversas frentes no desenvolvimento industrial em Sergipe. “Estamos discutindo estratégias, antecipando entraves e apresentando soluções, trabalhando de forma integrada para que o Complexo venha a se afirmar como um importante pólo regional”, afirmou.

“É necessário que todas as ações nas quais estamos trabalhando hoje envolvam uma perspectiva dos impactos futuros. Estamos pensando no todo, não só no primeiro momento. Vamos direcionar técnicos para analisar os mapas de maneira focada, para podermos definir o estudo de área“, comentou o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Ubirajara Barrero.

O diretor-presidente da Adema resumiu as atribuições do grupo de trabalho, considerando as especificidades de cada município integrante do Complexo. “Estamos discutindo a consolidação de um pólo industrial para a região Norte do estado, que vai da Barra dos Coqueiros até Santo Amaro das Brotas, passando por Maruim e Laranjeiras. Com isso, vamos agregar um potencial em cada local, dentro de suas aptidões. Para tanto, estamos empenhados no estudo prévio sobre a viabilidade de cada segmento, definindo as respectivas poligonais”, explicou Gilvan Dias.

Uma nova reunião para dar continuidade aos trabalhos e andamento das discussões está agendada para a próxima quinta-feira, (11), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.

 

 

 

Da ASN