GAECO denuncia prefeito de Laranjeiras por desvio de materiais e falsidade ideológica

Publiciado em 17/11/2020 as 19:51

A 6a. Procuradoria de Justiça Criminal do MPSE, junto com o GAECO, denunciou perante o Tribunal de Justiça de Sergipe, o atual Prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, além de secretários e ex-secretários municipais, em razão do desvio de materiais de construção e reforma que deveriam ter sido utilizados na melhoria estrutural de creches e escolas do município, porém nunca chegaram a ser usados para esse fim. A denúncia relata uma organização criminosa que se instalou em Laranjeiras e se especializou em desviar bens e recursos do município em proveito do prefeito e outros funcionários públicos municipais. Além disso, imputa falsidade ideológica também a servidores municipais que atestaram em notas fiscais o recebimento de material sem a conferência respectiva.

A petição inicial acusatória é baseada na prova testemunhal produzida no procedimento investigatório, no resultado das buscas e apreensões realizadas na Operação “Lignum” e em relatórios técnicos que demonstram que as unidades educacionais de Laranjeiras não passaram por recentes reformas e estão em estado precário de conservação.

A petição demanda, aliás, a condenação dos denunciados em indenização mínima por danos materiais e também morais coletivos, considerando o nefasto resultado para os cofres públicos e para a população carente do Município de Laranjeiras no desvio de materiais que deveriam melhorar a educação local, em franca violação de direito fundamental basilar do cidadão.