Governador dialoga com a Petrobras sobre projetos em Sergipe

Publiciado em 30/07/2020 as 18:46

Com o objetivo de tratar sobre uma série de demandas relacionadas a Sergipe, o governador do Estado, Belivaldo Chagas, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (29), com dirigentes e técnicos da sede da Petrobras no Rio de Janeiro e de Sergipe, por meio de videoconferência. Acompanhado do superintendente executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Marcelo Menezes, e do assessor econômico, Ricardo Lacerda, o governador mencionou as plataformas de  Piranema e Piranema Sul, além de abordar assuntos relacionados à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/Se), entre outros temas. 

Atento às recentes informações divulgadas pela Petrobras sobre a intenção de transferir a exploração dos campos de Piranema e Piranema Sul para a iniciativa privada, com a iminência de hibernação, o governador tem se mostrado ativo e buscado evitar a medida da estatal. Durante a reunião, a importância dos campos exploratórios para a economia de Sergipe foi reiterada por Belivaldo Chagas, que pediu insistência na busca por empresas privadas interessadas nesses campos.  

“A Petrobras sempre teve uma importância enorme para a economia de Sergipe e, por isso, peço que, antes da desativação final de Piranema, sejam buscadas outras alternativas. Temos ciência de todo o esforço que a Petrobras tem feito, mas pedimos que não hibernem ainda aqueles campos”, reforçou o governador. 

A retomada das operações da Fafen também foi tratada na reunião, onde o governador lembrou que o Governo do Estado não tem medido esforços para colaborar com a empresa arrendatária, a Proquigel. A cooperação visa estimular a reativação da Fafen o quanto antes, gerando emprego e desenvolvimento para toda a região do Baixo Cotinguiba. “Já autorizamos a redução da tarifa de água da Deso em 50%. Além disso, no final de 2019, o estado regulamentou as figuras do consumidor livre, autoimportador e autoprodutor de gás natural, com o objetivo de adequar a regulação regional à federal e fazer o nosso dever de casa para que a Proquigel viabilize a Fafen”, informou Belivaldo Chagas.

Por fim, os diretores da Petrobras informaram ao governador que, em breve, novos investimentos devem ser anunciados para Sergipe, com foco,  principalmente, na área do Gás Natural. "A reunião foi extremamente produtiva e tenho certeza que com este diálogo entre Governo e Petrobras a população de sergipana só tem a ganhar", finalizou.

 

Da ASN