Governador destaca reequilíbrio financeiro e atração de investimentos em almoço com empresários da indústria

Publiciado em 13/12/2019 as 18:09

O governador Belivaldo Chagas participou do tradicional almoço de confraternização com empresários do setor industrial, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), nesta sexta-feira(13). Na oportunidade, o governador enumerou as principais ações do Estado no fortalecimento do setor, a busca pelo reequilíbrio financeiro do Estado, atração de investimentos, tendo como base o protagonismo energético.  

“Nós temos a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe como parceira, até mesmo porque o Governo do Estado tem um Programa de Desenvolvimento Industrial(PSDI) que abraça cerca de 240 indústrias que fazem parte dele. É um público que emprega 30 mil pessoas, que requer a nossa atenção. Portanto, reafirmamos nosso compromisso com a indústria e estamos confiantes de que estamos vivendo um momento especial em Sergipe, por conta do gás que foi descoberto na região do Pré-Sal. Estamos convencidos de que Sergipe será a nova estrela do gás do Brasil e que empreendimentos altíssimos e importantes virão para Sergipe para que a gente possa aumentar a geração de renda e empregos e fazer com que o desenvolvimento de Sergipe aconteça no menor espaço de tempo possível”, destacou o governador Belivaldo Chagas.  

Na ocasião, o governador comentou sobre encontro da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na última quinta-feira(12), realizado em recife, na qual foram discutidos investimentos para o  Nordeste. “Nós aprovamos o plano de aplicação para que o Banco do Nordeste possa continuar pujante como tem sido com Sergipe. Na proposta aprovada, Sergipe, via Banco do Nordeste, terá recursos na ordem de R$ 950 milhões para serem aplicados aqui no nosso estado a partir do próximo ano para alavancar nossa economia, construir obras de infraestrutura importantes para nossa população e, consequentemente, gerar empregos, renda, fazer circular recursos na economia”, informou o governador. 

Ainda em seu discurso, o governador destacou o futuro promissor do estado, tendo como base a diversidade energética, sobretudo no que diz respeito ao Complexo Industrial Portuário e toda a cadeia produtiva a partir da termoelétrica de Sergipe e da descoberta do gás de águas profundas, nos campos da Petrobrás. “Tivemos aqui um Fórum relacionado ao gás, na qual diversos investidores do Brasil e representantes do Banco Mundial da China vieram a SE conhecer nosso potencial de gás. Na oportunidade, tivemos a apresentação de caminhões movidos a GNL. Tivemos a proposta do que chamamos de corredor azul, onde deveremos ter a distribuição de gás a partir de Sergipe cortando o Nordeste. Além disso, há o interesse da empresa em trazer 1mil caminhões movidos a GNL para o Brasil. A ideia é que tenhamos uma montadora no Nordeste e que possa ser no estado, para isso, assinamos um protocolo de intenções”. 

Por meio do Plano Estratégico do Governo de Sergipe 2019-2022, que tem o foco na modernização da gestão e no equilíbrio fiscal do estado para efetivação dos objetivos traçados para o Sergipe, o Governo do Estado está construindo os alicerces para possibilitar que o desenvolvimento do estado traga mais qualidade de vida e oportunidades para o povo sergipano. “Enquanto Governo, temos que fazer a nossa parte, fazer o dever de casa e buscar o reequilíbrio financeiro, para que a gente possa investir mais em Sergipe e, com isso, todos saiam ganhando”, pontuou o governador. 

“A perspectiva para 2020 é animadora. O Governo do Estado está com boas ideias. A gente espera que elas se concretizem para o bem de todos os sergipanos e para que ele possa investir mais na segurança, educação, saúde e infraestrutura”, colocou o presidente da Fies, Eduardo Prado de Oliveira.

Da ASN