Reforma Tributária pode fazer o Brasil crescer 10 vezes em 10 anos

Publiciado em 08/11/2019 as 17:08

O Almoço com Negócios, trouxe a Sergipe, através de uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) e a Prado, Castelli,  Vasconcelos Sociedade.Advogados, um debate relacionando a importância da Reforma Tributária, que está em tramitação no Congresso Nacional e a Lei da Liberdade Econômica. 

Para o presidente da ACESE, Marco Pinheiro, a atual situação fragiliza investimentos, mesmo diante de alguns avanços, e as reformas são fundamentais para o andamento desse país. “Quem gera emprego são empresários, e quando não vemos um cenário propício, não há investimentos. É muito importante que as reformas aconteçam, mesmo com o embate nas Casas Legislativas, que é positivo pois todos correspondem a anseios. Precisamos olhar para frente e ver o quanto estamos atrasados”, afirmou.

Segundo o sócio da Prado, Castelli, Vasconcelos Sociedade.Advogados, Sávio Prado, a parceria da ACESE com o escritório é honrosa. “O Almoço com Negócio é um evento que já é um sucesso. Nossa idéia é expor aos senhores a visão de quem está dentro dos debates sobre as pautas”, contemplou. “O Governo tem mostrado vontade política em mudar esse cenário, e os palestrantes farão levantamentos de forma mais concreta”.

10 vezes em 10 anos

Durante sua explanação no Almoço com Negócios, o deputado federal João Roma Neto (Republicanos-BA) mostrou-se otimista com o cenário. Segundo o parlamentar, relator da proposta da Reforma Tributária, a proposta “visa simplificar os impostos e não diminuí-los. Mas esse detalhe, pelo seu conteúdo, segundo Roma Neto, traz uma mudança significativa para todos nós”.

O parlamentar ressaltou que a Reforma Tributária deve ocorrer, não por bandeira de Governo, mas por ser necessária. “Se não mudar agora, perdemos a chance de ser alguém no sistema de competitividade mundial, pois hoje não há mais barreiras”, ressaltou, dando o exemplo das discussões sobre aplicativos de transporte. 

Na avaliação do parlamentar, a pauta é de extrema importância para o desenvolvimento do país. De acordo com o parlamentar, a Reforma Tributária é o motor que determinará como o Brasil irá crescer e que, de acordo com sua fomentação, “o Brasil pode ficar 10 vezes mais rico em 10 anos”.

Liberdade Econômica

Outra pauta que foi abordada durante o Almoço com Negócios foi a Lei 13.874/2019, conhecida como Lei da Liberdade Econômica, sancionada em setembro deste ano pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, abordada pelo Diretor Jurídico de Governança do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Dr. Gileno Gurjão Barreto. 

Iniciativa empresariais

Durante esta edição do Almoço com Negócios, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe aproveitou para empregar ao SEBRAE os resultados da pesquisa com empresários sergipanos. Com o objetivo de inserir as necessidades de diversos setores no fomento de políticas públicas. “Foram meses inserindo demandas de maneira democrática, que entrego ao SEBRAE por sua capacidade técnica para segmentar e compreendermos o que podemos fazer e quais demandas serão encaminhadas ao Poder Público Estadual e Municipal”, explicou.

Por meio do formulário “Qual é a sua ideia?”, a ACESE buscou entender os setores através da classe empresarial, respeitando o posicionamento e a realidade de cada empresário. Com o apoio técnico do SEBRAE, o conteúdo será distribuído de acordo com sua finalidade, para que ações possam ser traçadas de maneira integrada.

Da Ascom