Grupo técnico busca alternativa para não fechar a Fafen

Com informações da Secom

Publiciado em 05/07/2018 as 05:18

O grupo técnico criado pelo Governo de Sergipe para estudar alternativas que possam impedir o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira, 4, e pretende realizar reuniões periódicas na perspectiva de finalizar um relatório que será apresentado para o Governo Federal e para a Presidência da Petrobras no mês de setembro, conforme expectativas do economista Oliveira Júnior, assessor especial de políticas de desenvolvimento do Governo do Estado.

De acordo com Oliveira Júnior, o fechamento da Fafen é uma decisão temerária para o país. “Extrapola os interesses do Estado de Sergipe. Afetará a agricultura e o conceito de soberania do país”, diz. O economista acredita que o fechamento da unidade resultará em uma política perigosa de preços dos alimentos. “Vamos dolarizar a oferta de fertilizantes e afetará diretamente a agricultura, principalmente a agricultura familiar, que não tem receita em dólar”, comentou.

Nesta reunião, foram demonstrados dados estatísticos que sugerem que a decisão da paralisação das atividades da fábrica no Estado faz parte de uma estratégia de negócio da Petrobras. O secretário José Augusto Pereira de Carvalho, de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia, assegura que a Fafen gera grande lucratividade para o Estado. “Não é correto afirmar, sob ponto de vista isolado, que a Fafen gerou prejuízo financeiro para a Petrobras, que, ao mesmo tempo em que administra a fábrica, é também a única fornecedora do gás natural utilizado em suas operações, cujo preço praticamente dobrou nos últimos dois anos”, destacou.

Também participaram da reunião Eugênio Dezen, presidente da Sergas, Jose Matos Lima Filho, presidente da Codise, Janio Dias, vereador de Laranjeiras, Rosildo Silva, especialista, Alexandre Conrado, representate da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), Marcelo Menezes, assessor da Sedetec, Ricardo Lacerda, representantes do Governo do Estado, e Erivaldo Santos, representante da Secretaria de Estado da Fazenda.