João Daniel prega união de parlamentares nordestinos contra fechamento da Fafen

Decisão de fechamento foi anunciada em março pelo ex-presidente da Petrobras Pedro Parente

Publiciado em 27/06/2018 as 02:49

O deputado federal João Daniel (PT-SE), voltou a conclamar os parlamentares do Nordeste para fortalecer o debate e a luta contra o fechamento de duas fábricas de fertilizantes da Petrobras (Fafen), nos estados da Bahia e Sergipe. A venda dessas empresas faz parte do plano da estatal de venda de ativos, que prevê levantar US$ 21 bilhões entre 2017 e 2018. A companhia está vendendo suas empresas para conseguir levantar capital para reduzir o seu endividamento e também para focar na área de exploração de petróleo, seu negócio principal.

O parlamentar petista informou nesta terça-feira (26), que a Comissão de Integração Nacional, de Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de sua autoria para realização de uma audiência pública sobre o assunto na próxima semana. A ideia, segundo ele, “é debater e discutir o papel da Petrobras como empresa nacional de desenvolvimento”.

A decisão de fechamento das duas fábricas foi anunciada em março pelo ex-presidente da Petrobras Pedro Parente. Agora, os parlamentares querem uma posição do novo presidente da empresa, Ivan Monteiro.