Carnê do IPTU 2018 pode ser retirado através do Portal do Contribuinte

Publiciado em 05/01/2018 as 21:23

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) disponibiliza ao cidadão uma maneira mais prática e rápida para acessar o carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e realizar o pagamento da guia: o Portal do Contribuinte. Pela rede mundial de computadores, sem sair de casa, o aracajuano pode entrar no endereço eletrônico financas.aracaju.se.gov.br/contribuinte/, clicar no ícone "IPTU" e em seguida em "consulta de débitos/2ª via".

Não há dificuldade; todo o processo é simples e visa otimizar o atendimento prestado ao aracajuano. "Ali mesmo pode ser consultado o valor e realizado o pagamento, sendo necessário apenas o número de inscrição imobiliária. Um sistema de fácil utilização e que preza pelo sigilo fiscal", ressalta o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Semfaz (DTI), Bruno Andrade.

Segundo ele, somente em uma semana, foram registrados cerca de 32 mil acessos ao IPTU no Portal do Contribuinte. "Este número equivale a 45,84% do acesso de toda a página, o que mostra o alcance do serviço oferecido pela Fazenda", informa. Vale lembrar que o pagamento da cota única deve ser feito até 15 de janeiro, com desconto de 7,5% para quem não possuir débitos com o município e 2,5% para os inadimplentes.

Já o vencimento para quem optar por parcelar o pagamento do tributo é no dia 5 de fevereiro, com possibilidade de pagar em até dez vezes, a depender do valor total. Além do Portal do Contribuinte, a entrega dos carnês via correios também ocorre de maneira eficaz. O IPTU é o segundo imposto mais importante para o município, com expectativa de arrecadação para 2018 de algo em torno de R$ 160 milhões.