Valadares Filho questiona o fechamento de agências de bancos públicos

Publiciado em 05/10/2017 as 22:05

Em audiência pública, que ocorreu hoje (5/10) na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), para debater o fechamento de agências bancárias de bancos públicos, o presidente da Comissão deputado Valadares Filho (PSB-SE) fez diversos questionamentos sobre os impactos que esses fechamentos já estão tendo para o desenvolvimento regional.

“Uma dimensão humana está envolvida, além da econômica, que é o impacto sobre as famílias dos trabalhadores que passarão por programas de demissões voluntárias: como fica a sustentabilidade dessas pessoas?”, questiona Valadares Filho que é autor do requerimento que autorizou a realização da audiência pública.

Além dos expressivos números – plano de fechar 402 agências do Banco do Brasil, por exemplo – interessa a Valadares Filho esclarecer se os dirigentes dos bancos públicos avaliaram os impactos para populações e economias locais antes de anunciar o fechamento de agências. Isso porque, na opinião do deputado, trabalhadores rurais, aposentados, comerciantes, industriais e pessoal de serviços não foram ouvidos; tampouco vereadores, prefeitos, governadores.

O deputado do PSB de Sergipe lembra que, antes de serem instituições financeiras de mercado, Banco do Brasil e Caixa são bancos públicos, com função social determinante para algumas das regiões onde atuam. Mais do que isso, são os detentores de políticas como a do financiamento agrícola, pagamento de bolsa-família, e assim por diante. Por isso, em suas perguntas, indagou: “Quais têm sido, de fato, os impactos para economias locais em decorrência do fechamento de agências?

Valadares Filho declarou que a Comissão de Integração Nacional está acompanhando o fechamento das agências dos bancos públicos e a realização desse audiência pública é uma forma de trazer o assunto a agenda da Câmara dos Deputados.

Além dos deputados membros da Cindra, esteve presente à audiência pública o deputado estadual de Sergipe, Luciano Pimentel (PSB), que foi superintendente da Caixa Econômica Federal. Por iniciativa de Luciano Pimentel, a Assembleia Legislativa de Sergipe fará amanhã uma audiência pública para discutir o tema do fechamento de agências de bancos públicos. ​