Governador discute desenvolvimento da produção de camarão do Baixo São Francisco

Publiciado em 20/09/2017 as 16:55

O governador Jackson Barreto se reuniu nesta quarta-feira, 20, no Palácio do Veraneio, com produtores de camarão do estado. Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, e do secretário estadual da Agricultura, Esmeraldo Leal, o governador ouviu as reivindicações da categoria e discutiu melhorias para a atividade.

“Coloquei-me à disposição, assim como os órgãos do estado, no sentido de facilitar a liberação das licenças. Enfim, estamos à disposição dando total apoio aos produtores porque vejo na carcinicultura um grande potencial para o estado que vai ajudar a melhorar a qualidade de vida, principalmente, dos moradores do baixo São Francisco, que possui grande protagonismo na área. Uma região muito pobre que necessita de uma grande atenção do estado. Dessa maneira, vamos buscar maneiras de fortalecer ainda mais a produção e gerar mais emprego e renda”, declarou o governador.

Segundo o assessor jurídico da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Marcelo Palma, a Associação iniciou um trabalho em 2014 para regularizar o cultivo de camarão e hoje os produtores enfrentam alguns obstáculos. “Sergipe tem se destacado porque já concedeu quase 400 licenças. Porém, existem alguns problemas que precisam ser resolvidos. Nós estamos pleiteando aprovação de uma lei específica para carcinicultura, que já foi aprovada em outros os estados. Queremos, também, o apoio do governo de Sergipe para evitar a entrada de doenças no Brasil, especificamente, no estado, que possam dizimar a produção de camarão. E ainda, pedimos apoio para treinamentos dos produtores e regularização dos cultivos junto a SPU. O governador é um entusiasta da atividade, inclusive se colocou à disposição de apoiar os pleitos da Associação e agora as providências serão encaminhadas”, comemorou.

Brejo Grande

Na ocasião, foi apresentado um estudo sobre a viabilidade econômica da atividade da região de Brejo Grande. “Apoiamos todas as ideias que venham ajudar a região do baixo São Francisco, a fim de inserir essa região nos planos de desenvolvimento do nosso estado. Vamos colocar na prática tudo que foi discutido. Estou muito interessado, porque olho para isso como um viés fundamental para transformar a região”, destacou o governador.

Presente na reunião, o presidente da Associação Sergipana de Aquicultura, Amilton Amorin agradeceu o apoio do governador e o convidou para participar da abertura do 1º Workshop da Carcinicultura, que será realizado em Brejo Grande, no dia 23 de setembro.

Presenças

Participam do debate o diretor presidente da Adema, Francisco Dantas; o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho; o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Sergipe; Eugênio Dezen, representante da UFS e produtores de camarão.