GNV é alternativa ao aumento de preços dos combustíveis.

Publiciado em 13/09/2017 as 15:17

Com o novo sistema de reajuste e a alta nos preços sobre combustíveis líquidos como a gasolina, diesel e o etanol, a necessidade de economizar nos gastos com o transporte diário para escola e para o trabalho faz com que os consumidores busquem por alternativas aos combustíveis mais populares.

Há anos um forte aliado dos taxistas em seus percursos diários, o Gás Natural Veicular, mais conhecido como GNV, vem se mostrando também uma grande ajuda para motoristas particulares e de aplicativos como o Uber.

Se você tem a necessidade de percorrer grandes distâncias diariamente e gostaria de economizar nos gastos com combustível, há uma boa chance do GNV ser a melhor opção para seu automóvel. Embora exija um investimento inicial para realizar a conversão do motor, o potencial de economia do GNV é alto e é possível a recuperação do investimento em menos de um ano, a depender do seu consumo mensal.

Estudos mostram que o GNV tem o potencial para economizar em média até 47% no consumo em relação à gasolina e até 65% em relação ao etanol. O GNV emite em média 20% a menos de CO² na atmosfera, sendo o combustível com a queima mais limpa e com o maior rendimento em comparação aos seus concorrentes: é comum um carro que consome 1 litro de gasolina para percorrer 10 km percorra 13 km com um metro cúbico de GNV.

Porém, existem outros fatores, além da economia, que devem ser levados em conta ao se converter um automóvel para o GNV.

É importante ser cuidadoso na escolha da oficina contratada e do kit GNV que será instalado no seu automóvel. Dê preferência a oficinas credenciadas pelo INMETRO e que possuem experiência na instalação de kits GNV, além de kits GNV mais modernos e com tecnologias que aumentam a comodidade e a simplicidade da conversão.

Os kits GNV mais recentes, de 5º geração, apresentam desempenho melhor, reduzem a perda de potência de kits mais antigos, tornando imperceptível a troca entre gasolina e GNV, e garantem que a manutenção necessária do veículo após a conversão será tão fácil quanto a dos movidos a gasolina ou etanol