Jucese simplifica abertura de empresas

Publiciado em 12/09/2017 as 20:50

Os empresários, os profissionais da Contabilidade, os cidadãos sergipanos viveram um marco histórico na tarde desta segunda-feira, 11, com a integração da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ao projeto Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que funciona por meio do Portal de Serviços Agiliza Sergipe (www.agiliza.se.gov.br) e é coordenado pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese).

A partir de agora, ao constituir uma empresa na Jucese, com algumas exceções, é possível obter a Inscrição Estadual da Sefaz automaticamente através do Portal Agiliza Sergipe, eliminando a obrigação de acessar o site da Secretaria da Fazenda e de se deslocar até um posto de atendimento do órgão para entregar documentos.

A integração oficial da Sefaz ao Agiliza Sergipe ocorreu nesta segunda-feira durante sessão plenária do Colégio de Vogais da Jucese, que contou com a presença do presidente da Junta Comercial, George da Trindade Gois; dos membros do vocalato; do vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas; do secretário da Sefaz, Josué Modesto; do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, entre outras diversas autoridades.

AÇÕES PARA EMPREENDEDORES
O vice-governador enalteceu a ação realizada entre a Junta Comercial e a Secretaria da Fazenda: “Essa integração da Sefaz é de extrema importância, pois desburocratiza, facilita a vida de todos num momento de crise, que não está sendo fácil. Um estímulo desse é um exemplo”.

Belivaldo Chagas também destacou o trabalho desenvolvido pela Jucese: “parabenizo o George, todos que fazem a Junta Comercial, em nome do governador Jackson Barreto, por mais essa ação. O George, junto com toda sua equipe, está atento para dar passos mais largos no sentido de agilizar as ações que dizem respeito aos empreendedores”.

Na solenidade, George Trindade ressaltou que a entrada da Sefaz na Redesim era um desejo antigo da Jucese, dos empresários, da classe contábil e da própria Secretaria da Fazenda. “O Agiliza permitiu integrar o empreendedor com a Junta Comercial, a Receita Federal, as Prefeituras Municipais, os órgãos estaduais, como a Vigilância Sanitária e agora a Secretaria da Fazenda. É um grande salto que o Governo do Estado está dando”, disse.

EMPENHO E DEDICAÇÃO
George Trindade agradeceu a dedicação da Secretaria da Fazenda para que o sonho virasse realidade. “Agradeço a paciência, a perseverança que os técnicos da Sefaz tiveram e a visão empreendedora e dinâmica do secretário Josué. Não é fácil ser simples. Foi uma quebra de paradigma muito grande. Tivemos diversas reuniões”, afirmou.

O secretário da Sefaz ressaltou a importância da Redesim para economia sergipana. “Num momento de crise sempre é preciso incentivar o empreendedorismo. Então, tenho certeza que o Estado vai ganhar muito, pois o objetivo é, justamente, simplificar a abertura de empresas, de negócios”, disse.

“Estou muito orgulhoso com o trabalho desenvolvido pelos nossos colegas da Sefaz, que constituíram um projeto muito grande, e também dou parabéns ao George, pois simplificar não é tão fácil como parece. Quando cheguei à Sefaz percebi que havia este projeto e o coloquei como prioridade”, destacou Josué Modesto.

MAIS EMPREGOS
Gestor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) - pasta a qual a Jucese é vinculada -, José Augusto, afirmou que a integração da Sefaz ao Agiliza é motivo de orgulho: “estou muito feliz. Tenho um carinho enorme por esse projeto. Simplificar é dar mais chances de emprego para os sergipanos”.

Presente na solenidade, o superintendente da Receita Federal - primeiro órgão que aderiu ao Agiliza - na 5ª Região, Francisco Lessa, recebeu com alegria a adesão da Sefaz. “É muito importante para economia local. As instituições tributárias têm o dever constitucional de trabalhar de forma integrada, intercambiar informações cadastrais”, destacou.

Um dos principais beneficiados com a integração, os contadores - responsáveis pela abertura de empresas nos órgãos públicos - não esconderam a satisfação. “Hoje é um dia histórico para nós. A entrada da Sefaz no Agiliza era um pleito antigo nosso. Agradeço ao Governo do Estado e principalmente ao George”, disse a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), Angela Dantas