Nota Fiscal: Secretaria da Fazenda realiza treinamento com colaboradores do Sesc

Publiciado em 22/08/2017 as 22:09

Cumprindo o cronograma de apresentação das mudanças do sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFE-s), a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) realizou nesta terça-feira, 22, um treinamento inicial para os servidores do Serviço Social do Comércio (Sesc). O grupo pode conhecer as principais alterações da ferramenta, que a partir do próximo mês de outubro será atualizada para a versão 5.0.

"As modificações foram necessárias para adequarmos o sistema ao novo padrão nacional e, desta forma, otimizarmos a ferramenta, oferecendo maior velocidade do servidor, melhores condições de desenvolvimento e facilidade de manuseio, entre outras vantagens", enfatizou o suporte operacional do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) - responsável pela ferramenta da Prefeitura -, Roberto Márcio.

Cerca de 600 mil notas de serviço são emitidas em Aracaju mensalmente, daí a importância de apresentar aos contribuintes quais a mudanças que serão feitas no sistema de emissão. "Não pode haver ruído nem falta de informação. Por isso, temos um cronograma detalhado de ações para atingir todo o público interessado na utilização da ferramenta. Até outubro, essa atualização terá sido disseminada entre os interessados", garantiu o diretor do Departamento de Tributos Mobiliários (DTM), Carlos Augusto.

Para a coordenadora contábil e financeira do Sesc, Ane Caroline, o contato com o novo sistema já demonstrou que as alterações feitas trará benefícios, especialmente no que diz respeito à agilidade da ferramenta. "Temos vários usuários e somos tomadores de serviço com substituição tributária, então acaba que fiscalizamos a execução da prestação de serviço com a retenção de imposto. Essa capacitação foi de extrema importância para que futuramente não haja nenhum passivo em relação a tributação na execução do nosso trabalho", opinou