Fazenda apresenta aos contadores principais mudanças no sistema da Nota Fiscal Eletrônica

Publiciado em 28/07/2017 as 04:58

Encerrando as primeiras ações que antecedem a reformulação no sistema de emissão da nota fiscal eletrônica de serviço (NFS-e) de Aracaju - disponível, efetivamente, a partir de outubro - a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) reuniu nesta quinta-feira, 27, contadores, representantes dos escritórios de contabilidade e estudantes da área, a fim de apresentar ao grupo as principais mudanças que ocorrerão.

O encontro foi realizado no auditório do Sebrae e contou com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE). De acordo com o auditor de tributos municipais da Semfaz, Altamirando Dórea, esta classe de profissionais está diretamente ligada com os prestadores de serviço, que emitem a NFS-e. "Quando a Prefeitura fala com um contador, na verdade está atingindo um número bem maior de pessoas, pois ele, na grande maioria da vezes, atua em diversas empresas. Isso facilita a nossa comunicação", enfatizou.

Altamirando Dórea explicou que, da mesma forma como ocorreu com os auditores e fiscais de tributos e com os desenvolvedores do sistema web service, que participaram de seminários semelhantes nesta semana, a ideia no momento foi apenas apresentar as alterações desenvolvidas e as melhorias que beneficiarão, especialmente, os contribuintes. "Ainda não foi um treinamento,mas, sim, um primeiro contato. Temos um cronograma de ações que serão desenvolvidas até outubro e que contemplará todos os públicos interessados", garantiu o auditor.

O gerente de Implantação e Operações do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Johnatan França, que é um dos responsáveis pelo sistema em Aracaju, informou que, além desta apresentação inicial, os contadores conheceram a novidade da versão 2 da nota eletrônica do padrão nacional. "A Prefeitura está se atualizando para trazer o que tem de mais recente no mercado. São inovações que acarretarão em maior navegabilidade, velocidade de resposta, num ambiente mais moderno, limpo e de fácil manuseio para contribuintes, contadores e até para a fiscalização trabalhar", pontuou.



A presidente do Conselho de Contadores, Ângela Dantas, ressaltou o papel dos profissionais da classe nesse processo. "O primeiro meio de comunicação da Prefeitura com os contribuintes é o contador. Ciente dessa importância, a Semfaz nos procurou e, a partir desta apresentação, vamos começar a tomar as devidas providências", disse, reconhecendo a importância da mudança do sistema. "Pelo que foi mostrado, são inovações que facilitarão o trabalho de todos os envolvidos e otimizará os resultados", avaliou.