Semfaz já atendeu mais de 40 mil contribuintes neste ano

Publiciado em 19/07/2017 as 11:50

Entre janeiro e junho deste ano, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) de Aracaju recebeu 41.359 pessoas no Departamento de Atendimento ao Contribuinte (DAC), uma média de 6.8 mil usuários por mês. O setor é a porta de entrada para o cidadão que precisa de qualquer tipo de serviço competente ao órgão: pagamento, pedido de revisão ou isenção do IPTU, parcelamento e cancelamento de débitos consulta ao ITBI, emissão de alvará ou de certidão negativa, entre outros.

É no DAC que o contribuinte tem o primeiro contato com a Secretaria Municipal da Fazenda, como explica a coordenadora do departamento, Valéria Lessa. "Este é o setor responsável por receber o cidadão, entender a necessidade dele, resolver a demanda ou, se for o caso, direcionar para a área técnica responsável", esclarece, ressaltando que são mais de 36 diferentes tipos de serviços disponíveis.

Neste primeiro semestre, a consulta de débito foi o serviço mais procurado da Semfaz pelo contribuinte, seguido da emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), informações gerais e o atendimento da Procuradoria. "Em um dia comum, quando não há nenhum imposto específico com data para pagamento ou alguma campanha de renegociação de dívida, chegamos a atender entre 450 e 500 pessoas no horário de funcionamento, que é das 8h às 16h", informa Valéria Lessa.

Além do atendimento presencial na sede da própria Semfaz (na praça General Valadão, nº 341, Centro), há servidores da Secretaria nos Ceac's da Rodoviária Nova e Shopping Riomar, e na Junta Comercial de Sergipe. "Essa descentralização do atendimento é extremamente importante para que o contribuinte tenha suas necessidades resolvidas. Esse é nosso principal objetivo", garante a coordenadora do DAC.

Alguns serviços da Semfaz também estão disponíveis no Portal do Contribuinte (www.financas.aracaju.se.gov.br/contribuinte/), a exemplo da consulta de débito ou 2ª via para pagamento do IPTU, Declaração de Regularidade de Tributos Vinculada ao Imóvel (DRTVI), Nota Fiscal Eletrônica, Consulta do ITBI, serviços relacionados à Taxa de Localização e Funcionamento (TLF), solicitação e emissão de Certidão Negativa, entre outros.