Sefaz fiscaliza equipamentos de emissão de cupom fiscal em lojas do comércio varejista

Publiciado em 13/05/2017 as 08:26

Equipes das gerências de Planejamento Fiscal e de Ações de Trânsito – estabelecimentos e fiscalização – da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) estão realizando por toda esta sexta-feira, 12, e sábado, 13, uma série de visitas a diversos estabelecimentos comerciais do varejo em shoppings do Estado e no Centro de Aracaju para fiscalizar a emissão do documento fiscal ao consumidor, assim como para verificar os equipamentos emissores de cupom fiscal e as maquinetas de cartão de crédito, para coibir possíveis práticas de irregularidade e sonegação fiscal.

Inicialmente, estão sendo visitadas cerca de 80 lojas no Centro, outras 85 em cada um dos shoppings de Aracaju e mais 60 no shopping do município de Nossa Senhora do Socorro, conforme explica o coordenador das ações nos estabelecimentos, o auditor Alberto Jorge: “Este é um período de grande movimentação no comércio por conta do Dia das Mães, data tradicional de muito fluxo nas vendas. É preciso, então, intensificar a fiscalização como forma de coibir a sonegação. Nestes dois dias colocamos equipes de auditores da Sefaz para verificar as operações executadas nos estabelecimentos comerciais, com foco na emissão do documento fiscal”, disse.

Durante as visitas, as irregularidades flagradas serão registradas pelos auditores e em cada situação será expedida a notificação ou o auto de infração, a depender da irregularidade. Toda a ação foi planejada pela Gerência de Planejamento Fiscal, que elaborou o roteiro de visitas conforme situações cuja possibilidade de irregularidades sejam mais comuns.