Usina Campo Lindo consegue Recuperação Judicial

Publiciado em 23/04/2017 as 20:46

A Juíza Anna Paula de Freitas Maciel da Comarca de Nossa Senhora das Dores deferiu nesta terça-feira, 04 de abril, o pedido de Recuperação Judicial da Usina Campo Lindo, localizada naquele município.

A Empresa fundada pelo Sr. Carlos Alberto Vasconcelos, falecido em 2012, vinha passando por sérias dificuldades administrativas e financeiras desde o falecimento do empresário.

Os acionistas são empresários de família tradicional, mas mesmo assim, a crise da Campo Lindo se agravou na última safra principalmente decorrente da seca que assolou toda a lavoura de cana de açúcar no Nordeste, a Campo Lindo moeu menos de 15% de sua capacidade, por falta de cana de açúcar.


CRISE NO SETOR

Das 360 Usinas de Açúcar e Álcool do país, quase uma centena estão em Recuperação Judicial e outras dezenas fechadas, a crise nas empresas nordestinas é pior ainda por causa da seca.

O advogado Gilberto Vieira cujo escritório patrocina as causas da Campo Lindo, explica: "A recuperação judicial foi necessária no caso da Campo Lindo, especialmente pela frustração da safra 2016/2017, a empresa necessita de um reescalonamento dos seus pagamentos para que possa continuar a gerar seus mais de 2.000 empregos e desenvolver a região de Dores e Capela."

Segundo o advogado, "menos de 3% do passivo da empresa é com trabalhadores, mas infelizmente não foi possível quitar na sua totalidade nessa safra, mas com a Recuperação haverá um plano de pagamento tutelado pela Justiça, e todos os credores receberão".

Todas as contas e a contabilidade da empresa nos últimos 3 anos foi apresentada na Justiça pois a Lei assim exige e o passo judicial seguinte é a auditoria inicial e apresentação do Plano de Recuperação.

A Justiça nomeou um Administrador Judicial que também apurará qualquer irregularidade ou desmando. "É natural que os credores se ressintam com o pedido de Recuperação, é um remédio amargo, dolorido para todos, mas o objetivo é preservar a empresa, os empregos e a função social da empresa. Nenhum empresário pede recuperação judicial sem ser extremamente necessário", diz Gilberto Vieira em razão de notícias sobre a situação da Usina.

* Fonte: Ascom GVA