Alternativas para a cultura do milho foram discutidas em fórum realizado em Carira

Publiciado em 10/04/2017 as 17:38

O senador Eduardo Amorim participou do I Fórum de Convívio Sustentável do Semi-Árido, nesta segunda-feira, 10, em Carira. O evento teve o objetivo de fortalecer a agricultura do município e região e de discutir alternativas de cultura para driblar a crise do milho com as palestras "Soluções para a convivência no semiárido" e "Captação de Recursos para a Agricultura".

Durante as palestras foram discutidas estratégias para melhorar a produção agrícola do sertanejo e promover uma melhor qualidade de vida na zona rural. “Não podemos esperar só pelo milho, temos que pensar em outras culturas. Já pensamos na soja, mas as instituições precisam estar atentas para ajudar. Pequenas propriedades poderão gerar empregos, basta termos ajuda do Governo Federal e Estadual”, disse o prefeito de Carira, Arodoaldo Chagas (Negão).

Para o senador Eduardo Amorim, o momento é importante para ver alternativas para os agricultores e ainda lembrou a conquista da renegociação das dívidas da cultura de milho afetada pela seca. “Em Sergipe, a área de produção de milho supera 250 mil hectares. Em 2016, a produção do grão registrou perda de 80 a 90% da área plantada e um prejuízo de R$ 500 milhões por causa da falta de chuvas. Após audiências no Ministério da Agricultura e da Fazenda, conseguimos que o Banco Central autorizasse a renegociação das dívidas dos produtores de milho afetados pela seca”, disse Eduardo.

O palestrante Martinho Bravo lembrou a influência do senador Eduardo Amorim na conquista da renegociação das dívidas e declarou que o gabinete do parlamentar é um local de discussão e ajuda ímpar para os agricultores. “E precisamos de mais ajuda. Podemos ter uma fazenda que virará uma escola e servirá de modelo para outros agricultores. O projeto é importante e inovador para a região”, disse Martinho.

Também participaram do Fórum, o deputado federal e líder do Governo no Congresso Nacional, André Moura, os deputados estaduais Georgeo Passos, Venâncio Fonseca e Antônio dos Santos, lideranças locais e palestrantes sobre o tema.