Jony Marcos vence impasse com Ministérios e subsídio para venda do milho é liberado

Publiciado em 08/04/2017 as 07:08

Depois de muito reivindicar junto ao Governo Federal providências para ajudar os sertanejos produtores de leite, que estão enfrentando sérias dificuldades para alimentar seu gado, o deputado federal Jony Marcos (PRB) conseguiu uma vitória – foi publicada nesta sexta-feira, 7/04, a portaria interministerial para a venda do grão de milho subsidiado pelo Programa Venda Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a preço de custo ao produtor leiteiro. A saca de 60 Kg do grão será repassada ao valor teto de R$ 33.

O último ato do deputado em prol deste pleito foi um requerimento, aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara Federal, cobrando explicações dos Ministérios da Fazenda e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento diante do não cumprimento da promessa feita pelo presidente da República Michel Temer, que em solenidade no Palácio do Planalto em 15 de fevereiro deste ano, atendendo ao deputado Jony, prometeu 200 mil toneladas de milho do estoque público da CONAB, a preço de custo, para socorrer os produtores dos estados do Norte e Nordeste, e outros.

Agora, com liberação efetivada, o deputado Jony Marcos comemora. “Estou realmente muito feliz, ocorreu esse atraso de fevereiro até agora, mas finalmente foi liberado. A medida contribui para que o sertanejo, que tem pressa, possa amenizar as consequências da seca e garantir a sobrevivência do seu rebanho. Com a diminuição do preço do milho, como ocorreu em 2013, os produtores terão acesso mais fácil ao alimento em especial para seu gado leiteiro, e assim as produções não serão ainda mais prejudicadas”, comentou o deputado Jony, frisando o prejuízo que a produção leiteira de Sergipe já vem enfrentando com a seca da região.

De acordo com a portaria, serão 200 mil toneladas para as regiões Nordeste e Norte, 50 mil toneladas para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, para o atendimento aos pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos, sendo o limite de aquisição por beneficiário/mês até 10 toneladas. A distribuição acontecerá com base na informação prestada no Sistema de Cadastro Técnico/Programa de Vendas em Balcão da Conab.

Totalmente contra

O deputado federal Jony Marcos (PRB) votou contra o Projeto de Lei da Terceirização (4302/98), que permite o uso da terceirização em todas as áreas - atividade-fim e atividade-meio - das empresas, e também tem se manifestado contra o projeto de Reforma da Previdência mesmo diante do recuo do Governo Federal em manter a idade mínima da aposentadoria para 65 anos. “Estarei a favor de projetos que ajudem de fato o povo, e, ao meu ver, esses dois temas não são benéficos da maneira que foram colocados”, disse o deputado.