Fundos de Investimento fecham fábrica de Estância

Publiciado em 12/03/2017 as 14:17

O Fundo de Investimentos, composto pelos grupos Apollo Global Management LLC e Bpifrance, comprou a Verallia no mundo inteiro da gigante francesa Saint-Gobain no ano de 2015 e passou a controlar 47 fábricas no mundo, sendo quatro no Brasil, com o início da operação de mais uma unidade, na cidade de Estância, em Sergipe, em abril de 2016. Mas, agora, menos de um ano após a inauguração, decidiu pelo fechamento da unidade, pelo menos de forma temporária.

Participacao no Brasil

No mercado local, a fabricante tem maior atuação nos segmentos de cerveja, vinhos, alcoólicos e alimentos. "Aumentamos recentemente a capacidade de produção da nossa planta da região Sul em 20% para atender à crescente demanda no País", disse, naquele momento, o então gerente comercial de embalagens, Alexandre Mendes de Oliveira.

O executivo explicou que, mesmo diante da crise, alguns nichos apresentaram crescimento no Brasil, como suco de uva integral, por exemplo. E diante disso, a companhia aproveitou para expandir a sua atuação no Nordeste, através da planta de Estância. "Esta região ainda tem um enorme potencial de crescimento, principalmente nos segmentos de cerveja e alcoólicos", ponderou. 

Concorrência aumenta

No entanto, o mercado de vidros para embalagens ficou cada vez mais acirrado. Além da brasileira Vidroporto, que aumentou recentemente a sua capacidade instalada localmente, a gigante de bebidas Ambev começou a operar com forno próprio, tirando um consumo importante deste mercado. E a empresa passou a enfrentar não só a concorrência com fabricantes de vidro, mas também com outros tipos de embalagem, como por exemplo, o plástico.

Parceria em Sergipe

Inicialmente, associada à Ipiaram Empreendimentos e Participações, capitaneada pelo competente empresário sergipano Ruy Vieira (do grupo Constâncio Vieira, fundado em 1912) que já atua tradicionalmente na indústria têxtil em Estância e no segmento de cosméticos, através da Guf Indústria Química e Farmacêutica, o grupo Saint-Gobain investiu aproximadamente R$ 230 milhões no empreendimento, cuja prioridade era a utilização da mão de obra local. Por não ser seu foco, A Ipiaram Empreendimentos se desligou da sociedade em setembro do ano passado.

Crise leva ao fechamento

Lamentavelmente, os fundos de investimento agora resolveram pelo fechamento da Indústria Verallia de Estância, com a demissão em massa dos empregados. A crise falou mais alto!