Governo de Sergipe promove Salva Junina e retorno da Ópera do Milho em celebração aos festejos juninos

A festividade faz parte da programação do Encontro Nordestino de Cultura e reuniu mais de 200 artistas, incluindo forrozeiros, quadrilheiros e atores cênicos

Publiciado em 01/06/2023 as 08:00
Arthur Soares/ ASN

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), promoveu, nesta quarta-feira, 31, a Salva Junina, evento especial em comemoração aos festejos juninos do estado. A festividade, que aconteceu no Centro de Criatividade, faz parte da programação do Encontro Nordestino de Cultura 2023 e reuniu mais de 200 artistas, incluindo forrozeiros, quadrilheiros e atores cênicos, além de autoridades políticas e culturais.

Durante a festa, os artistas prestaram homenagens a personalidades artísticas que faleceram, mas deixaram um importante legado para a cultura sergipana. Nomes como Edgar do Acordeon, Josa - O Vaqueiro do Sertão, Marluce, Rogério, Paulinha Abelha, Mariano, Mestra Iolanda, maestro Rivaldo Dantas e Cardosinho foram reverenciados por meio de apresentações musicais e performances de quadrilha.

A intenção da homenagem vai além de apenas mencionar essas personalidades. Todos os artistas selecionados no edital elaborado pela Funcap tiveram a oportunidade de prestar uma homenagem na categoria em que foram selecionados, seja cantando, tocando um instrumento ou relembrando a memória do homenageado, fortalecendo a construção da identidade e legado cultural de um povo.

O governador Fábio Mitidieri, falou sobre a alegria de ter a Salva Junina de volta aos festejos juninos sergipano, expressando sua alegria ao ver o Centro de Criatividade decorado e repleto de pessoas para receber a celebração. “O Centro de Criatividade precisa ser respeitado e valorizado como um ambiente de fomento à cultura e à arte local e é isso que estamos fazendo hoje ao promover este momento. Os festejos juninos são muito mais que festa, é uma experiência cultural para toda a sociedade sergipana. Queremos promover para nosso povo o resgate da nossa tradição junina, das memórias da infância, como as fogueiras, a comida típica, o rei e a rainha, o milho e nossas ruas enfeitadas. Juntos, com toda a população faremos o melhor São João de todos os tempos, trazendo de volta todas as festividades para o Centro de Criatividade, Gonzagão, os espaços que carregam a essência do nossos festejos
juninos, na capital, e no interior”, disse Fábio, reafirmando que Sergipe é o país do forró.

Segundo a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, esta celebração é mais um reflexo do compromisso da atual gestão de valorizar e preservar a cultura sergipana. Ela também destacou a importância dos festejos juninos e o papel fundamental dos artistas na manutenção da identidade cultural sergipana.

"Quero agradecer a presença de todos, do meu governador Fábio, do querido Evanilson, da Orquestra Sanfônica e as quadrilhas juninas que estão aqui prestigiando a Salva Junina, um evento que nos remete a nossa cultura que é passada de geração a geração. Nos remete à força do nosso povo, dos nossos pais, avós. As festas juninas são uma benção divina, pois elas começam com os Santos. São poucos os lugares no Nordeste que preservam a tradição junina como Sergipe faz. E agora, com este governo sensível a manter forte nossa cultura, seguiremos fortalecendo cada vez mais."

Ópera Milho

Além da Salva Junina, um dos destaques do Encontro Nordestino de Cultura foi a reestreia do espetáculo 'A Ópera do Milho'. Essa produção marcante, que já havia conquistado o público anteriormente, retorna em grande estilo para encantar os sergipanos e visitantes do evento.

‘A Ópera do Milho’ é um espetáculo teatral e musical, montado em Sergipe, pela primeira vez, em 1996. Ele retrata a cultura nordestina, com suas tradições, folguedos e alegria típica dos festejos juninos, reunindo religiosidade, simbolismo do fogo e danças folclóricas, expondo a cultura popular sob a designação de uma arte cantada.

Prestes a entrar no palco para se apresentar na Ópera, a quadrilheira Crislane Rezende, falou sobre a alegria de dançar nesta celebração junina. “É maravilhoso, uma alegria muito grande poder dividir com esse público animado e caloroso essa alegria e amor pelo São João, só quem dança realmente conhece o tamanho da emoção”, expressou Crislane. Ela que dança há dezesseis anos, contou porque escolheu a quadrilha como forma de se expressar. “É uma terapia, colocamos muito amor nessa arte para que esse sentimento chegue até as pessoas. É uma experiência surreal”. E esses trinta dias que vem pela frente vai ser de muita dança, amor.”

A produção da Ópera conta com um elenco talentoso e envolvente, trazendo à tona as histórias e personagens que fazem parte do imaginário popular. Idealizada pelos dramaturgos Moncho Rodriguez e Cristina Cunha, a peça narra a trajetória da jovem “Mariazinha” e seu casamento atribulado pela fúria de um pai que tenta obrigar um noivo fujão a assumir a barriga da filha por honra da família. Para tanto, são utilizadas simpatias, superstições e a interferência de São João, São Pedro e Santo Antônio, ponto culminante da trama.

Encontro Nordestino de Cultura

O Encontro Nordestino de Cultura 2023 segue com diversas atividades e apresentações artísticas ao longo do mês de junho, proporcionando aos sergipanos e turistas uma imersão na riqueza cultural e folclórica do Nordeste brasileiro. O objetivo do Encontro é a valorização e promoção dos artistas locais, bem como as manifestações culturais de popularidade ou histórico dedicado ao gênero forró. Para tanto, o projeto busca incentivar expressões musicais e artísticas que fortaleçam, a partir do seu trabalho, a identidade junina em Sergipe e descentralizar as políticas públicas culturais da Fundação Aperipê, incluindo referências e oportunizando um espaço multicultural com representações da capital e do interior sergipano.

Fonte: ASN