Programação da Rua São João fomenta cultura junina

Evento acontece todas as segundas-feiras, até o fim do ano, com apresentações de quadrilhas juninas, bandas e artistas locais, além de barracas de comidas típicas e artesanato

Publiciado em 15/05/2023 as 11:00
Arthuro Paganini/ ASN

Os dias áureos da Rua São João estão de volta. Com as atrações Mini de Acordeon, Quadrilha Pioneiros da Roça e Três Moleque, o Governo de Sergipe em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus, deu início à programação de forró da tradicional rua do bairro Industrial, zona Norte de Aracaju. A atração acontecerá toda segunda-feira, com o objetivo de incentivar a economia local e atrair grande público, a partir de apresentações artísticas e da venda de artesanato e comidas típicas.

A programação da Rua São João faz parte de uma série de políticas públicas voltadas para a cultura do forró, turismo e economia criativa. A promoção é da Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Fundação de Cultura e Arte Aperipê, em parceria com Centro Social e Cultural São João de Deus.

Segundo a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, as atividades na Rua São João têm o intuito de promover o turismo sustentável e preservar as raízes culturais de Sergipe.

“O Governo do Estado vem por meio desse projeto demonstrar a importância desse polo cultural secular e também turístico. Vem dizer para as pessoas que toda segunda teremos forró, não importa o mês. A partir daqui, a nossa expectativa é de que outros projetos possam ser desenvolvidos a ponto desse lugar se consolidar cada vez mais como uma das ações da comunidade mais originais que temos em Sergipe”, destacou.

Com 113 anos de tradição, os festejos da Rua São João sintetizam a identidade e as tradições do povo aracajuano, sendo uma das mais antigas manifestações populares da cidade. Com o projeto às segundas-feiras, o Governo de Sergipe pretende incentivar a economia local, atrair um grande público de sergipanos e turistas para os festejos e valorizar as tradições culturais do estado, oferecendo uma experiência única e autêntica. A atividade será realizada de forma semanal durante todo o ano.

A abertura da programação da Rua São João deixou entusiasmada a moradora do bairro Industrial, Maria Alice Lima, 78 anos. Para ela, que acompanha os festejos juninos no espaço desde pequena, a ação vai resgatar a tradição cultural da localidade passada de geração em geração. “Foi daqui que tudo começou. Já participei de muitos festejos, inclusive, da Quadrilha São João de Deus, que é da região. Estamos muito felizes e animados com esse projeto e com os benefícios que trará. Vai ser uma alegria imensa para a nossa comunidade ter de volta os bons tempos da Rua São João”, revelou a moradora.

Já a autônoma Marleide dos Santos acredita no aquecimento da economia provocado pelo fluxo de sergipanos e turistas. “Vai trazer muito emprego e gerar renda extra para nós moradores. Estou muito confiante”, apontou a moradora.

Confira a programação da Rua São João do mês de maio:

15/05

18h-Santana Baião da Penha

20h-Quadrilha Assum Preto

20:30h-Pavio do Forró

22/05

18h-Jaílson do Acordeon

20h-Quadrilha Xodó da Vila

20:30h-Ararão do Nordeste

29/05

18h-Dialeto Nordestino

20h-Quadrilha Século XX

20:30h-Robson do Rojão

Fonte: ASN