Governo do Estado lança programação junina com 30 dias de festejos em Sergipe

Lançamento do ‘Sergipe é o País do Forró’ aconteceu na tradicional e histórica Rua São João, no bairro Industrial, em Aracaju, com a presença de artistas, autoridades públicas, imprensa e população

Publiciado em 09/05/2023 as 06:00
César de Oliveira/ ASN

Trinta dias de festas, mais de 250 atrações, em cinco pontos da capital sergipana, para resgatar e valorizar a experiência cultural, para promover oportunidades de gerar renda, e para presentear o povo sergipano com aquilo que mais gosta: dançar forró. A programação das festas juninas deste ano, apresentada nesta segunda-feira, 8, pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, mostra como a atual gestão estadual tem dado uma atenção estratégica para o fomento e a disseminação da tradição de uma das épocas mais aguardadas pelo povo sergipano. O lançamento do ‘Sergipe é o País do Forró’ aconteceu na tradicional e histórica Rua São João, no bairro Industrial, em Aracaju, com a presença de artistas, autoridades públicas, imprensa e a população.

Neste ano, Sergipe volta ao ciclo das principais festas juninas do país. A programação, que prevê apresentações todos os dias ao longo de todo mês de junho, integra o Calendário de Eventos de Sergipe, anunciado no mês de março, e está inserida na rota dos destinos turísticos do país, fortalecendo o turismo e a cultura de Sergipe. Além disso, o período junino impulsiona a economia sergipana, gerando emprego, renda e oportunidades para empreender em praticamente todos os municípios do estado.

“Temos que respeitar nosso povo, nossa história e prestigiar o artista local. Será um grande festejo junino, será a redenção da Rua São João e o início da caminhada para Sergipe se consolidar de vez como o país do forró. Serão 30 dias de muito forró com mais de 200 atrações locais e nacionais. Alegria, arrasta-pé e experiência cultural não vão faltar para nosso povo. Porque Sergipe é o país do forró no jeito de ser, sentir e agir do sergipano”, disse o governador.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, falou da importância deste dia para promoção do trade turístico sergipano. “É um dia histórico, serão 30 dias de muito festejo e celebração, um mês para divulgar nossas riquezas e atrair cada vez mais visitantes, para gerar mais desenvolvimento, porque esse também é um dos objetivos principais dos festejos: gerar emprego e renda para oferecer qualidade de vida aos sergipanos”.

Promoção da cultura

O presidente do Banese, Marco Queiroz, falou da importância de a instituição estar, mais uma vez, apoiando a tradição dos festejos juninos deste ano. “Sob a liderança do governador Fábio Mitidieri, toda a equipe do Governo de Sergipe trabalha integrada para alavancar o desenvolvimento do estado, promover a cultura e o turismo, que trazem alegria e diversão para nossa gente, além de gerar trabalho, renda e oportunidades para milhares de pessoas”, afirmou.

Feliz por prestigiar a celebração da cultura sergipana, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou o quanto a programação também ajuda a promover os municípios do estado. “Se Sergipe é o país do forró, Aracaju é a capital do país do forró. E o forró é o berço da nossa cultura, ele está em nossa alma”, frisou, ao ressaltar o compromisso do governador Fábio com a tradição cultural do estado e com o fortalecimento de parcerias com municípios.

“Em nome da população aracajuana, agradeço o seu gesto de retomar o Centro Cultural da Rua São João. Obrigado pela sua visão, pois é ela quem vai fazer com que cresçamos e nos desenvolvamos, gerando emprego e renda. O forró é a expressão da cultura da nossa gente, e, além disso, gera emprego, renda e traz felicidade”, concluiu.

Programação

Neste ano, a programação contará com 30 dias de muita festa, música e forró, distribuídos em em eventos realizados em cinco pontos da capital: Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade, 18 do Forte e o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia. No total, serão 250 atrações, sendo 140 atrações sergipanas, 40 trios pés de serra, 40 atrações nacionais e 60 apresentações de quadrilhas juninas.

O calendário também conta com a realização do Fórum Nacional da Música Nordestina; concurso para escolha do Cavalheiro e Dama no País do Forró; o Salva Junina; Concurso Arranca Unha; o Arrastapé do 18 do Forte; Concurso de Quadrilha do Gonzagão e Gonzagada.

Atuação transversal

Para realizar os 30 dias de programação, o governo mobilizou a atuação de várias pastas que atuarão na organização e segurança dos eventos como a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) por meio da Polícia Militar/Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil estadual e municipal, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Samu 192 e Juizado da Infância e Juventude. Toda programação tem patrocínio do Banese.

Para o secretário da Comunicação, Cleon Menezes, a presença da população e dos comerciantes no lançamento representa a força dos festejos juninos para a economia sergipana e a geração de emprego e renda. “Para nós, é uma grande satisfação participar da realização de um momento como esse, podendo dialogar com a população e com a imprensa. É através da comunicação que queremos fazer com que Sergipe seja conhecido como o país do forró no Brasil e no mundo”, disse.

Segundona da Rua São João

Uma das novidades da programação junina lançada nesta segunda é a Segundona da Rua São João, que busca retomar a programação de forró às segundas-feiras na tradicional e centenária Rua São João, durante todo o ano. O objetivo do projeto é incentivar a economia local, atrair o público sergipano e turistas para os festejos juninos e valorizar as tradições culturais do estado, oferecendo uma experiência única e autêntica, por meio de apresentações de quadrilhas e trios pé de serra, bandas e artistas locais, além de barracas de comidas típicas e artesanato. A noite de lançamento contou com a apresentação musical de Mimi do Acordeom, grupo Peneirou Xerem, Danielzinho e Três Moleques.

A presidente da Funcap, Antônia Amorosa, frisou que é a primeira vez que testemunha um governo lançar a programação da Segundona da Rua São João durante o ano inteiro. “Esse é um trabalho feito em equipe, não só a da Funcap, mas de todas as secretarias. Em Sergipe, não é só uma festa, mas uma festa forte, puljante e tradicional como as festas juninas. Estamos muito felizes por fazer parte disso, governador.”

Representando o Centro Social e Cultural São João de Deus, Elder Teles, falou sobre a alegria de poder contribuir com a retomada da Rua São João. “É um prazer enorme ver esse lugar cheio de gente. É o melhor lugar do mundo, moro aqui há 39 anos. Estamos muitos felizes em receber vocês para lançar esse evento e confirmar que, a partir de hoje, teremos a Segundona toda segunda.”

Fonte: ASN