Como o Carnaval está ligado ao Catolicismo?

No calendário litúrgico Católico, o Carnaval antecede o início da Quaresma

Publiciado em 17/02/2023 as 20:00
Divulgação

O Carnaval é a festa mais popular do Brasil. Associado com frequência aos tradicionais desfiles de escola de samba e blocos de rua, não está ligado somente à diversão. A data e até mesmo a palavra ‘carnaval’ abrange um contexto religioso. Do latim Carnis levale, o nome da festa quer dizer ‘afastar-se da carne’ e surgiu na Era Pré-Cristã, sendo incorporada ao calendário litúrgico da Igreja Católico para marcar o início da Quaresma.

“Os dias de comemorações eram realizados em diversas regiões da antiguidade como Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma, tendo o intuito de festejar aspectos cotidianos da vida: prazer, alegria, excesso e opulência. Por meio de farsas, teatros, banquetes, danças e festas, eram comemoradas grandes colheitas e as divindades eram louvadas”, explica o historiador e professor do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit), Msc. Ivan Rêgo Aragão.

Foi na Idade Média que as festividades consideradas pagãs foram incorporadas pela Igreja Católica, criando-se também restrições como: consumo de carne pela última vez antes do jejum da Quaresma, ritual comum no catolicismo. “Pelo calendário litúrgico católico, o Carnaval antecede o início da Quaresma, ou seja, período que antecede os quarenta dias para a Páscoa. É daí surge a denominação Carnaval: palavra que se origina do latim Carnis levare, que significa ‘afastar-se da carne’”, explica.

“Portanto, o Carnaval seria os dias de exaltação da liberdade antes das restrições do período da Quaresma estipuladas pela religião. Nesse sentido, as festas carnavalescas estão relacionadas ao período que antecede ao jejum e introspecção que deve ser realizado durante a Quaresma. No calendário litúrgico, é a Quarta-feira de Cinzas que possui importância, visto que é celebrado em todo mundo o rito das cinzas que abre o período da Quaresma como preparação da Páscoa”, acrescenta o historiador.

Neste ano, a Quaresma - período de 40 dias até a Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa - começa na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro de 2023, e termina na quinta-feira da Semana Santa, 6 de abril de 2023. Durante esse período, os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa entre outras inúmeras práticas devocionais.


Asscom Unit