Em acordo histórico, artistas sergipanos passam a ser remunerados junto ao ECAD em ações vinculadas à Funcap

Publiciado em 30/12/2022 as 18:30

 

O apagar das luzes de 2022 trouxe um marco para o cenário da produção musical e artística em Sergipe, em termos de valorização e impulsionamento financeiro para os músicos do estado. Pela primeira vez na história, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) chega a um acordo com o ECAD, para recolhimento de direitos autorais, com a articulação da produtora sergipana Badalando Play, empresa que desenvolveu expertise no assunto nos últimos anos.
 
A regularização do recolhimento de direitos autorais aos compositores e obras utilizadas nas políticas públicas desenvolvidas pela Funcap, incluindo a TV e Rádio Aperipê, reforça a valorização e remuneração aos autores sergipanos que já encontram dificuldades naturais no mercado para potencializar seus produtos artísticos. Considerando que a maior parte das programações culturais desenvolvidas no estado contam com artistas locais, o acordo permite um impulsionamento ainda não registrado na esfera cultural sergipana. 
 
Para o produtor cultural e empresário da Badalando Play, Deivid Gonçalves, esse reconhecimento dos direitos autorais é fundamental para a produção autoral em nosso estado. “Estou muito feliz em ter participado dessa articulação para que essa falha histórica fosse resolvida em Sergipe. Pegamos nosso acesso frente ao ECAD e a UBC (União Brasileira de Compositores) para viabilizar um acordo possível e necessário, para o governo concretizar e termos esse incremento na preservação, fomento e remuneração pelas obras de autores sergipanos que se apresentam ou são reproduzidas nos equipamentos e ações da Funcap”, pontuou. 
 
A articulação foi diretamente tratada com Conceição Vieira, até então presidente da Funcap, que deu aval ao processo de regularização junto ao ECAD. “Aproveitamos a conquista de diversas demandas implementadas por Conceição para que ela intercedesse pelos nossos compositores sergipanos. Fechamos o ano com o governo adimplente no ECAD e a garantia que, de hoje em diante, nossas obras e artistas serão ainda mais valorizados e acima de tudo remunerados. Uma vitória”, destacou. 
 
A Badalando Play foi essencial na negociação, por ser uma empresa sergipana na condição de parceira exclusiva da União Brasileira de Compositores em Sergipe - a maior sociedade autoral do país. Além da UBC, a Badalando possui contrato com a Warner Chappell para o controle e gestão editorial de todas as obras que circulam em território mundial, fazendo com que os autores tenham segurança internacional de suas canções.
 
VÉRTICE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA