Arte sergipana ganha destaque no lar contemporâneo

Publiciado em 21/10/2022 as 17:00

Utilizando técnicas e matérias-primas diversas, a produção artística de Sergipe rompe as barreiras do regionalismo e, sem perder a singularidade, conquista apreciadores em diversos cantos do mundo. Não por acaso, as artes plásticas sergipanas têm conquistado lugar de destaque no lar contemporâneo e, como não poderia ser diferente, ganha evidência na Mostra Aracaju. Até o dia 30 de outubro, o público tem a oportunidade de conferir a pluralidade de obras que conferem personalidade aos ambientes projetados pelos mais destacados arquitetos, designers e paisagistas.

Mais uma vez, a exposição exalta a sergipanidade e coloca em evidência os artistas que nasceram ou adotaram o Estado como lar. “Estamos sempre conectados com o novo e com a cena cultural de Sergipe. A cada edição, temos o privilégio de acolher preciosidades criadas por artistas da terra. Esse é um dos aspectos que conferem singularidade e autenticidade ao nosso morar e não poderia ficar de fora da nossa exposição”, pontua a fundadora da Mostra Aracaju, Mercês Souza. 

Nesta 11ª edição, grandes talentos como Lucas Lemos, Fábio Sampaio, Gil Apolinário, Gilton Rosas, Leonardo Santana, Reinaldo, Zeus, Véio e Caã brindam o público com suas artes e levam ainda mais beleza, originalidade e emoção aos ambientes. As tradicionais telas a óleo e acrílico cedem espaço a fotografias, esculturas, arte popular e objetos que aguçam memórias afetivas diversas. A natureza, em suas formas, cores, texturas e movimentos, o ser humano e as relações entre esses organismos vivos inspiram as criações arrebatadoras.

De Sergipe para o mundo

Lucas Lemos é um desses talentos que têm o poder de provocar emoções. O artista plástico e arquiteto em formação produz calçados e acessórios em couro e obras que tocam o coração. Não por acaso, ele vem conquistando o país e o mundo. Na última temporada de moda, suas criações calçaram os modelos da grife baiana Meninos Rei no São Paulo Fashion Week e em Milão. No Hall Íntimo projetado pelo IR Studio, a sua escultura ‘Imaculado Coração em Nós’ emana poesia e provoca emoções.

Outro destaque é o florista e decorador de festa, Gil Apolinário, que também leva a sua arte para os lares brasileiros por meio de telas, esculturas, cocares e adornos criativos. Seus trabalhos em corda revestida com linhas, metais e matérias-primas naturais como madeira e palha emanam brasilidade.

A arte do fotógrafo Leonardo Santana também tem rompido fronteiras, chegando até Viena, na Áustria. Curioso e autodidata, ele tem um trabalho bastante plural e não se limita a temas. “Curto muito explorar a fotografia de longa exposição e a criação de obras abstratas”, revela. Na Mostra Aracaju, ele brinda os visitantes com uma imagem singular, produzida a partir de um pedido da arquiteta Lilia Duarte, que buscava uma obra de arte que representasse a personalidade de Abílio Guimarães, homenageado do Party Deck.

Também em evidência, Gilton Rosas descobriu o seu apreço pela fotografia durante o curso de arquitetura em 2014. De lá para cá, o aracajuano aperfeiçoou sua técnica e, desde 2018, dedica-se à fotografia para decoração de ambientes, em padrão Fine Art, e também já teve sua arte exposta em Viena.

Já o preciosismo marcante das esculturas de Elias Santos é fruto das pesquisas iniciadas pelo artista nos anos 1990. O historiador começou a fazer seus primeiros desenhos ainda criança, estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e se especializou em desenho da figura humana nos Estados Unidos, tornando-se um artista visual premiado e múltiplo – desenhista, pintor, escultor e xilogravador. É dele a autoria da imponente escultura de leão que dá boas-vindas ao público que chega ao Pátio de Eventos, assinado pela arquiteta Aramari Tude.

A Mostra Aracaju acontece até dia 30 de outubro, na Avenida Beira Mar, 180, bairro Treze de Julho, e está aberta à visitação, diariamente, das 16h às 22h.

 

 

Da Assessoria