PL de Luciano Pimentel reconhece utilidade pública da Academia de Letras e Artes de Neópolis

Publiciado em 10/08/2022 as 17:52
Presidente da ALANE, Aderbal Barroso, durante visita ao deputado Luciano Pimentel

Compreendendo a importância da cultura na formação do ser humano, o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei nº 193/2022, que reconhece a utilidade pública da Academia de Letras e Artes de Neópolis (ALANE). A propositura foi aprovada por unanimidade nesta quarta-feira, 10, no plenário da Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar, as manifestações culturais e artísticas são frequentemente colocadas em segundo plano, mas estão relacionadas à educação e ao pensamento crítico, uma vez que provocam a reflexão sobre diversos temas. Para Luciano, reconhecer a utilidade pública da ALANE é valorizar a dedicação desta entidade ao desenvolvimento social e cultural dos neopolitanos.

"Nosso objetivo é contribuir para construção de uma sociedade pensante e incentivar a continuidade das ações realizadas pela Academia de Letras e Artes, fortalecendo o cenário literário e artístico de Neópolis, através da promoção de atividades que estimulem as produções no município e a atuação dos escritores, poetas e artistas da região", afirma Pimentel.

O poeta e escritor Aderbal Barroso, presidente da ALANE, destaca a relevância desta aprovação. "Este ato representa não somente para os que fazem a Academia de Letras e Artes de Neópolis, mas para toda a comunidade neopolitana a certeza de que o trabalho desenvolvido pela ALANE em prol das artes e da cultura de nossa cidade e região ribeirinha é, sem dúvidas, um gesto de confiança e estímulo a todos que fazem a cultura de nosso Estado".

Sobre a ALANE

Fundada em 2015, a ALANE tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às letras e artes. Entre as ações da entidade está a promoção do "Sarau Literário", responsável por reunir estudantes das escolas públicas e privadas de Neópolis, Santana do São Francisco e de Penedo, em Alagoas, criando um ambiente para exercitar a leitura e a produção de textos em prosa e verso. O evento está em sua sétima edição e a cada ano tem como fruto a Revista Literária, que agrega os melhores trabalhos do Sarau.

Com o apoio e a curadoria da ALANE,  é realizado ainda o “Salão de Artes Plásticas", que ocorre sempre durante o Trezenário de Santo Antônio e é aberto ao público com obras de artistas locais e das cidades vizinhas, incluindo participações de artistas de Arapiraca e Maceió, em Alagoas, bem como artistas de Aracaju. Após a pandemia, o Salão de Artes retoma este ano para a sua quinta edição.

 

Por Assessoria Parlamentar