Funcap anuncia programação especial em homenagem aos povos indígenas

Publiciado em 19/04/2021 as 07:38

Para homenagear o primeiro povo do Brasil, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), nos dias 19, 22 e 24 de abril, apresentará, por meio da Aperipê TV, canal 6.1, uma programação especial que aborda a cultura e a história indígena no país, com show e entrevistas do programa Originários.

O programa contará com a apresentação da cantora, atriz e ativista cultural sergipana Héloa e terá uma série de entrevistas sobre os povos originários no Brasil, com participações especiais de Cacique Bá, Daiara Tukano, Kadu Xukuru e Tukumã Pataxó, dentre outras referências indígenas. A atração evidenciará a importância da cultura, da resistência e da luta indígena contra o racismo e o genocídio.

Como parte da programação promovida pela Funcap, será produzido, no município de Carira, localizado na região oeste de Sergipe, um grafite da índia Carira, idealizado pelo artista e ativista cultural Dalvam Dexter. Cacique Carira foi a personagem que deu início à povoação do município que, hoje, leva o seu nome e será homenageada com um painel nos muros da Escola Municipal Acácia Bastos Valadares.

Todas as ações do evento são realizadas por artistas selecionados pelos editais da Lei Aldir Blanc, promovidos pelo Governo do Estado, através da Funcap, com recursos da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Programação:

19/04 - Segunda-Feira:
Dalvam Dexter
Painel em grafite: A índia Carira - Dalvam Dexter
Local: Escola Municipal Acácia Bastos Valadares, município de Carira

19h30 - Show Opará: Programa Originários
Local: TV Aperipê

22.04 - Quinta-Feira
20h - Programa Originários: Série de entrevistas sobre os povos originários
Participações especiais: Cacique Bá; Cacique do povo Xocó; Daiara Tukano, ativista e comunicadora indígena, coordenadora da rádio web Yandé; Kadu Xukuru, artista visual, designer e ativista indígena e Tukumã Pataxó, comunicador indígena, estudante de Gastronomia.
Local: Aperipê TV

24/04 – Sábado
20h - Programa Originários: Série de entrevistas sobre os povos originários
Participações especiais: Ubiraci Pataxó; Terapeuta Comunitário, mestre da medicina espiritual do povo Pataxó e aprendiz de Pajé; Cacique Pawanã, Pajé Kariri-Xocó; Kapai Kalapalo, empreendedora, comunicadora e artesã indígena; Priscilla Tapajowara, sommelier de açaí e Tacacá, comunicadora do Mídia Índia, apresentadora do Catraca Livre e canal Reload.
Local: TV Aperipê

 

 

 

Da ASN